Cidadeverde.com

Imepi reprova 15 produtos coletados em comércios e supermercados de Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Imepi

Da Redação 

Os agentes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizaram nesta semana a perícia de 18 produtos coletados em supermercados e comércios de Teresina. Os alimentos foram encaminhados para o laboratório do setor de Pré-Medidos do Imepi. 

Foram periciados os seguintes itens: arroz parbolizado e comum, peta, biscoito, flocão de arroz e de milho, leite em pó, feijão, sacos de papel, balões, algodão, folha de boldo em massa e copos de plástico. Ao todo, 15 produtos foram reprovados e três aprovados.

De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o objetivo da fiscalização é proteger o consumidor de possíveis fraudes e garantir que produtos de melhor qualidade sejam comercializados.

"Durante as perícias, nós pesamos o material com e sem embalagem. Depois, o nosso sistema, de forma automática, traça o peso líquido do produto e a gente confere se bate com o que o fabricante informou na embalagem. No caso dos itens quantitativos, verificamos se a quantidade informada no material corresponde perfeitamente ao que contém dentro da embalagem", explica.

Os produtos coletados nos estabelecimentos são levados para análise no laboratório do setor de pré-medidos. Após o exame, os itens aprovados podem ser recolhidos pelo fabricante ou doados para instituições beneficentes devidamente cadastradas. Em caso de infração, o fabricante é autuado e pode receber uma multa entre R$ 100 e R$ 1.500.000 de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Em caso de suspeita de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia por meio da ouvidoria do Imepi, pelo número (86) 9456-1921.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais