Cidadeverde.com

Enem 2023: Professor de Geografia dá dicas de assuntos que devem cair na prova

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Enem 2023 realiza no próximo domingo (5) a aplicação da primeira prova. Entre os assuntos abordados, estará a disciplina de Geografia, que constará na prova de Ciências Humanas.

Para ajudar os estudantes, o professor Hudson Dedé, do Colégio Madre Savina, falou com o Cidadeverde.com sobre os assuntos que devem cair na prova.

O professor explicou que os alunos devem ficar atentos, pois as questões normalmente envolvem mais de uma área de conhecimento e que a parte sobre atualidades é bastante cobrada.

“Hoje no Enem é uma interdisciplinaridade muito grande. Então hoje se fala muito da imigração, da família, da violência da escola. A atualidade é praticamente metade da prova do Enem. Tem atualidades em inglês, na prova de interpretação, de geografia, história, filosofia, na redação, então hoje temos uma infinidade de conhecimento nisso. Então é bom estudar de acordo com o ano que se passa, de mês a mês, e filtrar os assuntos mais importantes”, afirmou.

Veja também:

Assuntos que devem cair na prova

O professor Hudson Dedé explicou que são vários os assuntos que podem cair.

“Nós vamos ter questões ligadas a biodiversidade, as questões ligadas ao meio ambiente, questões físicas, terremotos, questões sobre rochas, clima, solo, vegetação, cai muito. Nós temos a questão da geopolítica, que movimenta o mundo hoje, ligada às guerras, às questões burocráticas, políticas entre os países, as relações internacionais que esses países têm.  As relações internacionais econômicas, a desdolarização, a relação entre a China e o mundo. Nós temos o avanço do imperialismo russo. Então, assim, nós temos uma boa gama de temas dentro da geopolítica”, afirmou.

Foto: Arquivo/Pessoal

Os estudantes também devem ficar atentos aos dados recentes sobre a população que foram divulgados pelo IBGE. O Professor também pediu atenção a assuntos relacionados a migração e questões ambientais.

“Temos Meio Ambiente, Biodiversidade, Cúpulas Ambientais, problemas Ambientais, questão da geografia urbana, problemas urbanos, mobilidade urbana, favelização, periferização, gentrificação, conurbação, crescimento das cidades médias, industrialização, desindustrialização. Temos a migração de retorno, migrações forçadas por guerras, migrações climáticas, então hoje a migração está em mais de 100 milhões de pessoas e é importante destacar as migrações forçadas, dos refugiados, deslocados internos por guerras”, explicou.

As guerras que ocorrem no mundo também devem ser estudadas. “Temos a guerra da Ucrânia, assim como a que ocorre em Nagorno-Karabakh, que é na Armênia e Azerbaijão, temos aí Israel que está historicamente em conflito. Temos guerras africanas, são mais de 10 que ocorrem. Temos o separatismo na Europa e guerra contra o tráfico de drogas na América”, informou o professor.

Sobre atualidades, Hudson Dedé pede que os estudantes vejam quais assuntos mais foram discutidos no último ano.

“Tem que analisar o que foi destaque em um ano, principalmente sobre inteligência artificial , racismo, fome no mundo e também insegurança alimentar, que  é um assunto que está caindo muito. Também tem as desigualdades sociais, a desdolariação, que são as relações sem o dólar, violência escolar, temos questões ligadas a tecnologia, a agricultura, assim como a agricultura familiar e comercial  que são os carros chefes no país”, esclareceu.

Dica

O professor afirmou que ao fazer a prova, os alunos precisam fazer com calma, e que é importante participar de revisões nessa fase final.

“Para o aluno dominar a prova, ele tem que ter tranquilidade. A gente sabe que a prova é um processo de um ano, ele tem que criar essa maturidade diante desse processo e, é claro, estudar os assuntos principais, pegar as principais dicas dos professores e participar das revisões finais. Esse conteúdo, de certa maneira, ele adquire experiência quando você faz isso na prática. Então, de certa maneira, é fazer as atividades relacionadas a cada conteúdo e praticar sempre aqueles assuntos que foram abordados pelo professor, tanto dentro da sala de aula como levar para fora de aula esses conteúdos extras, que é justamente a experiência que ele vai adquirir em cada matéria, em cada assunto”, finalizou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais