Cidadeverde.com

Delegado Menandro Pedro morre durante corrida na Avenida Marechal Castelo Branco

Imprimir

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

Por Yala Sena, Adriana Magalhães e Graciane Araújo

Atualizada às 12h50

O delegado Menandro Pedro, que morreu após passar mal durante uma corrida em Teresina, será sepultado em Caucaia, no Ceará, por decisão da família. O Cidadeverde.com apurou que, em razão do translado, não será realizado velório no Piauí. 

Menandro, um dos delegados mais conhecidos no Piauí, morreu na manhã deste domingo (12). O corpo foi levado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), de onde sairá para sepultado no início desta tarde. 

Veja mais:

Matéria original 

O delegado Menandro Pedro, 67 anos, atualmente lotado no 7º Distrito Policial de Teresina, morreu na manhã deste domingo (12), durante corrida na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte de Teresina. A morte foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí.

Segundo apurou o Cidadeverde.com, o delegado passou mal durante a corrida. Ele chegou a ser socorrido por médicos no local, mas não resistiu. O delegado teria sido vítima de infarto fulminante.

Menandro Pedro Lopes da Luz é natural de Fortaleza (CE) e tem três filhos. Ele é formado em Direito, pela Universidade do Ceará, e atuava na Polícia Civil do Piauí desde 1988. 

No Piauí, Menandro Pedro foi secretário de Segurança Pública do Piauí, sub-secretário de Segurança Pública, diretor da Academia de Polícia Civil, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e coordenador da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), onde esteve à frente das investigações do crime organizado e comandou diversas delegacias da cidade. Atualmente, o delegado era titular da  7° Delegacia de Polícia de Teresina.

Além da Polícia Civil, o delegado também tentou carreira na política. Ele foi candidato a vereador nas Eleições 2020, pelo partido PSB. À época, o delegado obteve 231 votos e não foi eleito. Nas Eleições 2018, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí, pelo partido Solidariedade, mas também não foi eleito.

Antes da corrida, ele gravou um vídeo e publicou nas suas redes sociais.

No vídeo publicado ontem (11), o delegado revelou que participaria de uma corrida, pela primeira vez, e diz o que o motivou a prática do esporte.

"Nunca participei de nenhuma corrida e amanhã vou tentar correr 15 km. Espero completar esta corrida", disse o delegado.

 

Outros vídeos ao que o Cidadeverde.com teve acesso mostram o momento em que o delegado é atendido por equipes médicas, no local da prova. Nos vídeos é possível ver que equipes médicas de duas ambulâncias prestaram os primeiros socorros.

Segundo corredores, que também participaram da prova, o delegado passou mal, foi atendido pelas equipes médicas, mas não resistiu e veio a óbito na Avenida Marechal Castelo Branco.

Menandro Pedro é um dos delegados mais conhecidos e antigos na função no Piauí. Ele atuou em várias ações contra a criminalidade no estado, foi subsecretário Estadual de Segurança no governo Mão Santa, e depois assumiu o cargo de titular da pasta, onde permaneceu durante o primeiro mandato de Wellington Dias (PT).

O delegado coordenou várias delegacias no estado e participou das operações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas no Piauí. Atualmente ele estava no 7º DP, em Teresina. 

No próximo ano, ele iria se aposentar da Polícia Civil e já programava uma série de jogos de futebol para reencontrar os amigos de Fortaleza.

O sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Piauí publicou nota lamentando a morte do delegado e exaltou a sua atuação profissional.

"Recebemos com muita tristeza a notícia do seu falecimento [...] Delegado Menandro Pedro exerceu funções importantes na Polícia Civil do Piauí e teve uma atuação vigorosa na área da segurança pública", diz a nota. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais