Cidadeverde.com

Delegados sobre morte de Menandro Pedro: exemplo de profissional e luta contra o crime organizado

Imprimir

Foto: arquivo pessoal

Por Graciane Araújo

A Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) está de luto com a morte do delegado Menandro Pedro, 67 anos, que passou mal durante uma corrida de rua, neste domingo (12). Homem de personalidade forte, ele foi secretário e assumiu a coordenação de vários grupos especializados, incluindo a antiga Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico). 

Veja mais:

"Ele era policial abnegado, muito responsável, um homem que tem sua história na Polícia Civil, participou ativamente do enfrentamento ao crime organizado, na época do Correia Lima, compôs a Comissão Investigadora do Crime Organizado, na época em que foi instalada na Polícia Federal, depois foi secretário de Segurança Pública, foi o primeiro coordenador do Greco. Então, foi um homem que sempre esteve na linha de frente da Segurança Pública. A morte dele nos deixa muito triste", desabafou Luccy Keiko, delegado-geral da Polícia Civil do Piauí.


Exemplo de trabalho

O gerente de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí, delegado Tales Gomes, tinha mais de 20 anos de amizade com Menandro Pedro e diz que ele foi seu "maior exemplo de trabalho". 

"Meu maior exemplo de trabalho.  Foi a maior força de trabalho que conheci na polícia, não conhecia ninguém que trabalhou mais, uma dedicação como a dele. Conheci o Menandro quando eu era agente, cheguei a ser assessor dele quando foi secretário e subsecretário de Segurança. Depois passei no concurso para delegado e também trabalhamos juntos. Foi meu chefe no Greco e na Depre. Esteve à frente de grandes casos, combateu o crime organizado, o roubo a banco e o crime organizado. Não vi uma pessoa maior que ele. A gente fica muito triste com a perda dele. Foi um pai pra mim", disse emocionado Tales Gomes.

Foto: arquivo pessoal

Assim como Tales, o delegado e superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta, também trabalhou diretamente com Menandro Pedro na antiga Depre, de 2015 a 2018. 

Foto: arquivo pessoal

"Foi uma pessoa que se dedicou muito à instituição, abrindo mão até da questão familiar por causa do trabalho. Via a dedicação dele. Não tinha dia da semana ou fim de semana. Ele se dedicava sempre. É uma perda grande. Sou muito grato a todos os ensinamentos que ele me proporcionou. Meu querido amigo, professor e grande inspiração, que Deus lhe receba de braços abertos e lhe conceda o merecido descanso eterno", disse Zanatta. 

O coordenador da Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barreta, trabalhou com Menandro Pedro, na época da Cico, e também lamentou o falecimento.

"Lamentável, a velha guarda da Polícia Civil, está indo embora: ou se aposentando, ou sendo chamada pra outra missão no oriente eterno. Estou sem palavras, pois o Menandro foi meu grande parceiro na repressão ao crime organizado no Piauí. Grande colega, não tenho nem palavra pra externar o sentimento”, disse Baretta.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais