Cidadeverde.com

Prefeitura fará licitação para a coleta de lixo em Teresina; aterro sanitário será desativado

Imprimir
  • lixo7.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo6.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo5.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo4.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo3.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo2.jpg Dionísio Carvalho

Por Yala Sena

A Prefeitura de Teresina fará licitação para contratar uma empresa de coleta e transporte de lixo e com isso, aos poucos, irá desativar o maior aterro sanitário público do estado, que fica no bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul da capital. 

De forma emergencial, quem administra atualmente o aterro é a empresa Litucera. 

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semduh) e a Secretaria de Administração realizaram uma audiência para esclarecer sobre o processo de licitação e as mudanças propostas. 

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Semduh), James Guerra, esclareceu que o aterro sanitário está 100% regularizado com licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  

“A audiência pública é uma etapa para o processo de licitação que vai fazer os serviços de limpeza pública em Teresina nos próximos anos. Nesse processo de licitação estamos fazendo mudança no processo de modal. Hoje a empresa recolhe o lixo e entrega no aterro e com a licitação, ela recolhe o lixo e entrega em aterros privados”, disse James Guerra.

O secretário ressaltou que a Prefeitura dará uma destinação apropriada para os resíduos sólidos, já que o lixão tem impactos por estar próximo de residências e a 20km do aeroporto de Teresina.

O edital para escolha da empresa será lançado este mês e com preço máximo de R$ 32 milhões.

O ambientalista Dionísio Carvalho, que participou da audiência, disse que o encerramento do aterro controlado é um grande marco para a história ambiental de Teresina. Segundo ele, é um problema que vem se arrastando há 50 anos e que vai ser transferidos os resíduos para lugares adequados. 

“Nós do movimento ambiental ficamos felizes, após várias denúncias de irregularidades a prefeitura atende o nosso pedido e vai dar a destinação correta aos resíduos sólidos. Teresina é única capital do Brasil que ainda sustentava um aterro público. Hoje todas as capitais enviam o resíduo para a iniciativa privada”.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais