Cidadeverde.com

Eleições do Parlamento do Futuro acontecem nesta terça-feira (21)

Imprimir

Acontece nesta terça-feira (21) as eleições do Parlamento do Futuro, que elegerá 30 deputados, entre estudantes do ensino médio de todo o Estado, para exercerem mandato legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Pelo menos 81 candidatos, divididos em 6 partidos, irão concorrer a uma vaga no Parlamento do Futuro e poderão realizar uma imersão no universo do Poder Legislativo do Piauí. Os jovens de idade entre 16 e 19 anos atuarão como parlamentares, com gabinetes, apoio técnico da Alepi para elaboração de leis, atividades em plenário e nas comissões. Será uma vivência plena da atividade parlamentar.

Veja também:

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a diretora de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes, explicou como funcionará o processo.

“Amanhã, das 9h às 17h, será a eleição para escolha dos 30 representantes de parlamento, e de 16 a 18 de janeiro teremos a jornada parlamentar, onde esses eleitos estarão lá realmente para mostrar o que de fato é importante nesse processo, que é a promoção de protagonismo juvenil através de uma formação cidadã, política, acima de tudo crítica e ética”, destacou a diretora.

Maria José Mendes destacou ainda que os estudantes poderão participar das discussões na Alepi e levar projetos para serem debatidos.

“Na jornada parlamentar, esses estudantes terão participações em comissões temáticas, debates; claro que eles vão estar lá levando seus projetos, defendendo, debatendo”, reforçou.

Foto: Ascom Alepi

Jovens serão escolhidos em processo eleitoral idêntico ao efetivo

Cerca de 6.500 alunos de todo o Estado participaram do projeto, que envolveu 21 gerências regionais de educação e 21 escolas públicas nos 12 territórios do Piauí. A previsão de posse dos deputados eleitos é o primeiro trimestre de 2024.

"É um projeto pioneiro no Piauí e vai proporcionar uma oportunidade enriquecedora aos nossos estudantes de conhecer de perto o papel de um (a) parlamentar estadual”, afirma o diretor da Escola do Legislativo, José Osmar.

A Justiça Eleitoral do Piauí garante apoio técnico, realizando palestras sobre temas relativos à política, eleições, democracia, sustentabilidade, entre outros, e fornecendo toda a estrutura necessária para que o processo de escolha ocorra igualmente como nas eleições efetivas, tais como acompanhamento da fiscalização e o uso das urnas eletrônicas para que os estudantes eleitores votem nos que estarão concorrendo.

O presidente da Escola do Legislativo do Piauí, deputado Francisco Limma (PT), explicou que a proposta visa promover a formação política cidadã dos jovens estudantes piauienses, por meio da atividade vivencial, que os leve a compreender a organização dos poderes, em especial do Poder Legislativo, bem como a importância da participação popular no Parlamento.

 

Da Redação  (Com informações da Alepi) 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais