Cidadeverde.com

UFPI vai inaugurar memorial para Janaína Bezerra e elabora resolução para combater violência de gênero

Imprimir

Por Roberto Araujo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está finalizando a construção de uma minuta de resolução que visa combater a violência de gênero na instituição. O projeto, que está sendo elaborado por um grupo de trabalho e deve ser apresentado nos próximos meses, foi citado pelo reitor da universidade, Gildásio Guedes, durante entrevista coletiva de imprensa na tarde desta segunda (20).

Ao ser questionado sobre as atitudes práticas tomadas após a morte de Janaína Bezerra, estudante que foi morta após ser estuprada em uma sala de estudos da instituição em janeiro deste ano, o gestor disse que os seguranças da instituição ajudaram a elucidar o crime ao identificar o autor, e também que foi oferecido trabalho à família de Janaína.

“A primeira grande contribuição da universidade foi identificar quem cometeu o crime. Posteriormente, nós estivemos lá [no velório], providenciamos tudo o que diz respeito ao enterro, oferecemos trabalho à família, tem até um rapaz aqui da segurança, um tio da Janaína, que é segurança. Nós criamos o grupo de trabalho coordenado pela professora Edna, dentre outros."

Em relação ao grupo de trabalho, a coordenadora é a professora Edna Magalhães. Ela conta que o grupo fez uma pesquisa que levantou dados relativos ao tema da violência de gênero em outras universidades e encaminhou para a criação de uma resolução para que os diferentes setores da universidade criem espaço de acolhimento e registros de denúncias.

Foto: Roberto Araujo / Cidadeverde.com


Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e outros gestores durante coletiva de imprensa nesta segunda (20)

"Fizemos pesquisa em todo o país, em todas as universidades para saber o que estava acontecendo, e é um problema recorrente e comum, e fizemos o grupo de trabalho, realizamos audiência pública, seminários, rodas de conversa (...) estamos produzindo uma minuta de resolução onde temos uma política institucional onde encaminhamos pra cada pró-reitoria e cada setor que tipo de programa deve ser implantado, como deve ser o fluxo das denúncias, do acolhimento, que deve ser bem desenvolvida, e amparada em outras experiências de outras universidades brasileiras", explicou.

A instituição também está finalizando a construção de um memorial em homenagem à estudante Janaína Bezerra, que deverá ser localizada no Centro de Ciências da Educação, nas imediações do bloco do curso de Jornalismo, onde Janaína estudava. O espaço, que terá grafitagem, música, será no espaço da Comunicação para que haja discussões sobre temas relativos à opressão, e também, homenagear a estudante. A inauguração está prevista para 30 de novembro.

"É uma parceria do CCE com o Centro Acadêmico de Comunicação Social, que procurou a diretora do centro, e nós que estamos no grupo de trabalho da violência de gênero estamos participando, e em breve teremos um espaço onde possa ser um espaço de debate, de reflexão, a respeito das temáticas das vioências de gênero e a Janaína vai permanecer em nossas vidas e corações como essa lembrança daquilo que não pode acontecer com as mulheres", disse a professora.

Caso Janaína Bezerra

A estudante Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, foi morta dentro de uma sala de estudos do curso de Matemática da UFPI em janeiro deste ano. Ela morreu após ser violentada sexualmente, segundo as investigações. O estudante do mestrado de Matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa foi apontado como autor do crime e foi condenado, em setembro, pelo Tribunal do Júri a 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro e assassinato da estudante.

Leia também: Delegada do caso Janaína diz que ficou "surpresa" após tribunal não considerar crime de feminicídio

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais