Cidadeverde.com

Músicos criticam apreensão de equipamentos de som na operação Silêncio e Paz

Imprimir

Foto: Ascom SSP

Por Adriana Magalhães

A apreensão de mesas e caixas de som durante a operação Silêncio e Paz tem sido alvo de críticas dos profissionais que trabalham na noite em Teresina. A operação foi lançada no dia 17 de novembro, pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí para diminuir a criminalidade e a poluição sonora na capital.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí e aguarda uma nota sobre o assunto.

Durante a Operação, a polícia realiza buscas por armas, drogas, veículos e celulares com restrição de roubo e furto e apreende equipamentos de som que estão operando acima do limite permitido pela legislação.

"Estão realizando revistas de mesa em mesa, em cada cliente, a procura de armas, drogas e celulares roubados. Estão verificando alvarás, também. E, por último, eles vão no som", afirmou Cássio Bruno, presidente da Associação dos Músicos do Piauí.

Os músicos alegam que as forças de segurança estão utilizando como parâmetro, para multar bandas e apreender equipamentos, os 80 decibéis constante na lei municipal.

"Queremos uma flexibilidade da operação, pois a lei municipal aplicada é antiga e só permite 80 decibéis, mas assim é impossível se tocar. 80 decibéis é como se fosse um som de caixinha bluetooth", explica.

A categoria tem reunião agendada com o Secretário de Segurança, Chico Lucas, nesta terça-feira, às 9h, para discutir o assunto.

"Vamos pedir ao secretário que peça a guarnição para baixar o volume, já que ele diz que tem denúncia da sociedade, de vizinhos próximos local da festa. Trabalhadores pobres, humildes estão sendo prejudicados, impedidos de trabalhar. Tocamos de noite para comer de dia. O assunto é complexo", disse.

Os músicos alegam que não conseguem trabalhar e, que estão sendo prejudicados com as medidas adotadas pela Segurança.

"O secretário tem que nos dar uma opção de trabalhar. Como vamos trabalhar se a lei está errada?", questiona o presidente da associação.

Operação será realizada no litoral e grandes cidades do Estado

Após os números alcançados na capital, a Operação Silêncio e Paz também será realizada no litoral e em outras grandes cidades do Piauí. A informação é do comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes.

 “Vamos ter essa operação durante o mês de dezembro e existe a possibilidade de seguir para 2024 também. Vamos lançar essa operação no litoral, onde tem grandes aglomerações nesse período de férias. Outras cidades também podem receber nesse final de ano, como Floriano, Picos, Corrente e Bom Jesus, nós ainda estamos fazendo um levantamento para a expansão da operação, vamos analisar, mas a princípio queremos manter ela durante 2024”, destacou o comandante.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais