Cidadeverde.com

Executivo de projeto de hidrogênio verde diz que Piauí tem as melhores condições para produção da energia

Imprimir

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

Por Yala Sena (de Parnaíba)

O CEO da Green Energy Park, Bart Biebuyck, afirmou nesta sexta-feira (15) que o Piauí foi escolhido para a produção do hidrogênio verde por reunir todas as características necessárias para a produção de energias renováveis. 

"Já viajei o mundo inteiro e em nenhum lugar encontramos a melhor condição de produzir o hidrogênio verde como o Piauí. Aqui reúne em um só lugar todas as necessidades para produção. Há muito sol, vento, hidrelétrica e água", citou.

Ele, que é da Croácia, está em Parnaíba participando da solenidade do lançamento da pedra fundamental dos dois projetos de hidrogênio verde na tarde desta sexta, e que vai contar com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin.

Bart Biebuyck destacou, ainda, que outro ponto fundamental para o investimento do grupo europeu foi o início da construção do porto. Segundo ele, a forma fundamental para fechar o acordo foi a forma que o governador Rafael Fonteles recepciona os investidores. Isso foi fundamental também para a vinda do projeto. 

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

Leia também: Empresas de hidrogênio vão enterrar “cápsula do tempo” para abrir a 100 anos

O executivo disse que haverá muita investimentos em engenharia envolvidos nos próximos anos e que o início de produção vai ser em 2028. Até lá, haverá investimento em tecnologia e profissionalização de mão de obra. Ele confirmou que a empresa em 10 anos vai gerar 10 mil empregos fixos, permanentes. Ele informou também que o mercado internacional de hidrogênio verde é imenso por conta da meta de descarbonização existente até 2050. 

"É preciso produzir 11 mil e 500 gigawatts de energia limpa para abastecer o mercado mundial de hidrogênio verde. O Piauí será o estado pioneiro já que serão produzidos 10 gigawatts", ele finalizou dizendo que o objetivo não é só produzir amônia e exportar para a Europa: "vamos emprego de alta qualidade, educar o povo e atrair indústria de alta performance no país", disse.  

Ele está sendo acompanhado pela diretora comercial em mercados europeus da Investe Piauí, Nathalia Ervedosa.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais