Cidadeverde.com

Iphan quer transformar a Estação Ferroviária de Teresina em complexo cultural

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Piauí, quer transformar a Estação Ferroviária de Teresina em um grande complexo cultural. A superintendente do órgão no estado, Teresinha Ferreira, disse que a ideia já foi levada ao presidente nacional do órgão, Leandro Grass, e à ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O prédio da antiga estação está sendo restaurado pelo Iphan e a obra deve ser concluída em maio de 2024. A reinauguração está prevista para agosto, por ocasião das comemorações dos 172 de Teresina.

A restauração total do edifício vai custar mais de R$ 11,2 milhões. Os recursos são provenientes de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC, firmado por uma empresa autuada pelo Iphan por destruir sítios arqueológicos no Sul do Estado.

O complexo cultural deve abranger toda a área do entorno da Estação Ferroviária de Teresina. A chefe do Iphan no Piauí acrescenta que já foram feitos contatos formais com a Caixa Econômica Federal - CEF, e com o Banco do Nordeste do Brasil - BNB, em busca de apoio para a criação do Complexo Cultural da Estação. Tanto a CEF quanto o BNB têm programas de incentivo e patrocínio de projetos culturais.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com


História da estação 

Prestes a completar 100 anos, o prédio é um dos mais belos da cidade. Começou a ser construído em 1922 e foi inaugurado em 1926. Trata-se de uma construção eclética, ornamentada em madeira lavrada, com telhado em duas águas e coberto com telhas tipo marselha. A fachada exibe o ano da inauguração (1926) e o nome da cidade, que na época era grafado “Theresina”. 

De acordo com técnicos do Iphan, a antiga estação e seu entorno ajudam a compreender a urbanização da cidade. Em 2013, o conjunto foi tombado pelo Iphan e passou a ser um patrimônio histórico, econômico, cultural  e social do Piauí e do Brasil.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais