Cidadeverde.com

TSE diz que Joel Rodrigues não poderá ser vice de Silvio Mendes em 2024

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/ Cidade Verde

Por Paula Sampaio

O ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), não poderá ser vice na chapa com Sílvio Mendes nas eleições de 2024. Essa foi a determinação dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à consulta feita pelo Diretório Municipal do partido. 

O relator que deu o parecer foi o ministro André Ramos Tavares. O ministro relembrou que o tribunal determina, a partir de decisão anterior de Rosa Waber, que no caso de um prefeito que está no exercício do segundo mandato, é proibido se candidatar ao cargo de vice-prefeito, mesmo que tenha renunciado anteriormente ao mesmo cargo.

A norma visa evitar que um pré-candidato, ao concorrer ao cargo de vice-prefeito, possa posteriormente assumir a posição de prefeito em casos de sucessão ou substituição, o que poderia comprometer o princípio de alternância no poder e a dinâmica democrática do processo eleitoral.

“Quanto à pretensa candidatura para o cargo de vice-prefeito, consoante "já decidiu este Tribunal Superior, é vedado ao prefeito, no exercício do segundo mandato, se candidatar ao cargo de vice-prefeito, ainda que haja renunciado anteriormente ao cargo, tendo em vista a possibilidade de assunção da titularidade do cargo nas hipóteses de sucessão ou substituição", descreveu. 
Joel Rodrigues havia sido reeleito prefeito de Floriano em 2020. Mas, renunciou ao cargo para disputar a vaga de senador nas eleições de 2022. 

O ministro também acrescentou que a resposta buscada pelo diretório “já se encontra na base jurisprudencial da Corte e, nesse sentido, a consulta não deve ser conhecida, pois veicula indagação sobre a qual já se manifestou este Tribunal". 

 

Leia também: Joel Rodrigues confirma que nome está à disposição para ser vice de Silvio Mendes

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais