Cidadeverde.com

Com crise na saúde pública, procurador-geral pode representar pela intervenção no município de Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Bárbara Rodrigues

O Ministério Público do Estado informou que o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, instaurou procedimento na quinta-feira (28) com o objetivo de analisar os recentes problemas que desencadearam mais uma crise na saúde pública de Teresina. Segundo o MP, se comprovada a malversação dos recursos públicos, poderá ser proposta uma representação pela intervenção no município de Teresina. O prefeito de Teresina tem até 48h para prestar esclarecimentos.

A rede municipal de saúde tem passado por vários problemas, com relatos de falta de medicamentos e insumos para atendimento dos pacientes. As Unidades Básicas de Saúde estão fechadas desde o dia 26 e só voltam a funcionar no dia 2 de janeiro.

Já na última quarta-feira (27) a situação se agravou após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de mais outra 12 unidades de saúde, após a empresa fornecedora das máquinas alegar que está há 18 meses sem receber pagamentos por parte da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os equipamentos foram devolvidos após um acordo entre a empresa e a prefeitura.

Leia também:

 

Agora o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, instaurou um procedimento com o objetivo de apurar a ocorrência e as causas de interrupção do fornecimento e disponibilização de insumos à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e à rede pública municipal de saúde, como materiais médicos, antibióticos, analgésicos, antiarrítmicos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anestésicos, agulhas para procedimentos anestésicos, tubos para intubação orotraqueal em crianças e adultos e a calibragem de aparelhos de anestesia. 

Também será apurada a falta de funcionamento da radiologia devido ao desligamento de aparelhos pela empresa contratada, assim como a falha na prestação de serviços essenciais na rede pública municipal de saúde e o fechamento de Unidades Básicas de Saúde.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Retirada de equipamento no HUT

O procurador-geral determinou que em 48h o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira, e o Secretário Municipal de Finanças, Esdras Avelino, apresentem informações, esclarecimentos, justificativas e documentos que comprovem os motivos e fatos que levaram às movimentações orçamentárias previstas no Decreto Municipal nº 25.387, de 26/12/2023.

Segundo o MP, se comprovada a malversação dos recursos, poderá ser proposta representação pela intervenção no município de Teresina. 

“A intervenção no município ocorre, mediante representação do Procurador-Geral de Justiça, para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial”, informou o MP.

Coren pedirá interdição de setor no HUT

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) afirmou, após visita ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que vai pedir a intervenção da enfermagem na unidade. Segundo o órgão, foram realizadas fiscalizações em março, setembro e dezembro e os problemas encontrados não foram sanados. 

"Realizamos uma fiscalização em março e comunicamos à direção sobre os problemas encontrados. Em setembro, na segunda fiscalização, verificamos que alguns problemas não haviam sido resolvidos, voltamos a informar a direção, mas não tivemos devolutiva. Agora vamos pedir a interdição da enfermagem do HUT. É um processo longo, precisamos fazer uma nova fiscalização, discutir em plenária no conselho", disse Ana Lívia Castelo Branco, conselheira do Coren-PI. 

Representantes da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Regional de Medicina (CRM) também realizaram na quinta-feira (28) uma vistoria no HUT, onde encontraram vários problemas, como um leito de UTI interditado por falta de equipamentos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais