Cidadeverde.com

Defesa Civil monitora regiões após rompimento de barreiros em Currais

Imprimir

Fotos: Ascom/Defesa Civil 

Equipes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram, nesta quinta-feira (04), no município de Currais (a 640 km de Teresina), para uma visita e monitoramento das áreas atingidas pelas fortes chuvas que ocasionaram o rompimento de paredes de barreiros, gerando prejuízos materiais às populações locais.

As equipes das Diretorias de Prevenção e Mitigação, Resposta, Engenharia e Recursos Hídricos e Assistência Social visitaram as comunidades Pirajá, Vereda e Brejo, monitorando os locais atingidos e prestando suporte às famílias afetadas.

De acordo com Francisco Carvalho, diretor de Recursos Hídricos da Sedec, ao todo, 300 famílias foram atingidas com perdas materiais, como lavouras, plantações e animais, como aves e peixes.

“Estivemos acompanhados de técnicos da Prefeitura, da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Ação Social e estamos tomando todas as providências cabíveis, montando um relatório de diagnóstico que será entregue ao Gabinete de Crise do Governo do Estado. Nosso objetivo é fazer um levantamento técnico para amparar as famílias que se encontram em vulnerabilidade social”, conta.

O diretor ressalta, ainda, que as pessoas que mais sofrem com os danos desse tipo de desastre são aquelas que já se encontram em algum tipo de vulnerabilidade.

“Por isso, a Defesa Civil considera ser tão importante e prioriza o socorro às pessoas afetadas, a fim de minimizar os danos, a partir da doação de itens básicos e o alinhamento junto aos órgãos responsáveis para que possamos diminuir e reparar os prejuízos”, explica.

Segundo a Sedec, a visita resultará em um relatório de diagnóstico que será entregue ao Gabinete de Crise do Governo do Estado. O objetivo é fazer um levantamento técnico para amparar as famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

A Defesa Civil reforça que, em casos de emergência, é importante seguir as orientações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal ou entrar em contato através dos telefones da Defesa Civil Municipal (199), Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil Estadual (86) 99495-9620.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais