Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina disponibiliza novas matrículas a partir do dia 15

Imprimir

Foto: Divulgação

As Matrículas Novas da Rede Municipal de Ensino 2024 terão início na próxima segunda-feira (15). Este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá realizar as novas matrículas de forma virtual em 155 unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de matrícula (SIGMA) Online.

O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store em smartphones de sistemas Android e App Store para IOS. Na plataforma, o procedimento de matrícula será realizado em duas etapas: os pais de alunos devem realizar a pré-matrícula pelo sistema e posteriormente a gestão escolar de cada unidade que avaliará a solicitação fará a Confirmação de Matrícula. O procedimento pode ser realizado via web, ao acessar o link https://sigma.pmt.pi.gov.br/.

Os pais ou responsáveis devem estar cadastrados na plataforma SIGMA, com um usuário e senha para entrar no aplicativo. Caso ainda não tenha sido feito, o usuário deve clicar em ‘Primeiro Acesso’, escolher o nível de participação (‘Usuário’ para pais/ responsáveis ou ‘Função administrativa’ para diretores e gestores) e preencher os dados pessoais exigidos. A plataforma possui ainda a sessão ‘Tutoriais’, que ensina o passo a passo de cadastro e uso do sistema.

Durante o ato de inscrição, o SIGMA indica para os pais/ responsáveis a localização de unidades municipais mais próximas da residência do solicitante, junto da quantidade de vagas disponíveis por série. Para 2024 estão sendo ofertadas pela Rede Municipal de Ensino, 23 mil vagas para acolhimento de novos estudantes em todos os níveis de educação.

Entre o dia 15 e 19 de janeiro inicia a primeira etapa, com matrículas para a Educação Infantil. Já de 22 a 26 de janeiro poderão ser realizadas matrículas para o Ensino Fundamental Regular e para o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 22 a 26 de julho deverão ser feitas as matrículas para o 2º semestre destinado a EJA.

Confira a lista de escolas e CMEIs que devem realizar matrículas online via SIGMA Online no link.

 

Da redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais