Cidadeverde.com

Arbitragem brasileira marca presença na pré-temporada da Conmebol

Imprimir

A arbitragem brasileira foi convidada pela Conmebol para participar da pré-temporada com foco na evolução para as competições de 2024. O treinamento está sendo realizado em Luque, no Paraguai, na sede da entidade, e teve início no dia 10.

Ao todo, 22 brasileiros foram indicados pela Conmebol para participar das aulas, entre árbitros de campo, assistentes e árbitros VAR, além de profissionais das demais confederações sul-americanas também convidados.

De 10 a 18 de janeiro, os árbitros assistentes de vídeo iniciaram a pré-temporada. Igor Benevenuto, José Claudio Rocha Filho e Rodrigo Nunes de Sá fizeram parte desse grupo.

Entre 15 e 18 de janeiro, foi a vez de árbitros e assistentes de campo começarem o curso, do qual participaram os árbitros Anderson Daronco, Bráulio da Silva Machado, Edinal Alves, Paulo Cesar Zanovelli, Ramon Abatti Abel, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio. 

Já a lista dos assistentes foi composta por Danilo Manis, Fabrício Vilarinho da Silva, Fabrini Bevilaqua, Guilherme Dias Camilo, Leila Moreira, Neuza Back e Rafael Alves.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, comemorou a participação da equipe brasileira na pré-temporada.

"Muito importante a participação dessa equipe de árbitros, porque vão representar o Brasil em 2024 nas competições internacionais. 

O Brasil tem a maior equipe de árbitros nessas pré-temporadas que a Conmebol realiza. É uma maneira de estar se atualizando e se capacitando frequentemente. Os benefícios desse trabalho na Conmebol serão vistos nos campeonatos estaduais e nacionais", exaltou.

A próxima turma terá o apito inicial do curso a partir deste sábado (20), com término na terça-feira (23). O único integrante brasileiro será o árbitro assistente Rodrigo Correa.

Instrutores da CBF também foram chamados para auxiliar e passar pela capacitação dos profissionais de toda a América do Sul. 

Membros da Comissão de Arbitragem da CBF, Hilton Moutinho, Ricardo Marques Ribeiro e Ítalo Medeiros fizeram treinamentos para se tornarem Quality Manager do VAR, com o objetivo de lidar com as questões tecnológicas da cabine. 

Responsável pelo futebol feminino no Brasil, Regildênia Moura permanece no Paraguai como instrutora.

"A participação dos brasileiros foi muito boa, eles saem daqui com um conceito muito bom, tanto na sala de aula e a parte teórica, como no campo de jogo e na parte técnica e física. 

Nossos árbitros do VAR também tiveram um bom aproveitamento, com conceitos muito claros, e foram bem participativos na sala de aula e na VOR (cabine de operação do VAR)", elogiou Regildênia.

"A pré-temporada da Conmebol teve como objetivo principal o desenvolvimento da parte técnica, física e teórica. Passamos por avaliações física e teórica, análise de vídeo, conhecimento de regulamento, normas da instituição, aulas de primeiro socorros, para caso haja uma emergência, um mal súbito em um jogo. 

Participamos de várias situações, divididas em dois períodos, de como a Conmebol quer seus árbitros atuando em 2024: com critério, disciplina e compromisso para entregar um bom resultado no quesito arbitragem", contou Wilton Pereira Sampaio.  

Fonte: CBF

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais