Cidadeverde.com

Elon Musk mostra vídeo de robô humanoide caminhando em fábrica da Tesla; veja

Imprimir

 

O robô humanoide da Tesla Optimus Gen 2 foi apresentado novamente por Elon Musk em um vídeo publicado por ele na rede social X.

Desta vez, o robô aparece caminhando por uma sala com vários técnicos em um laboratório da Tesla. Mostrado na última terça-feira (30), o vídeo mostra o robô exposto, deixando visíveis as engrenagens e cabos da estrutura que ele foi construída.

Conhecido também por Optimus Bot 2.0, tem o objetivo para ser usado em vários ambientes e serviços, como as áreas de construção, saúde, manufatura e entretenimento.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2021 pela divisão de robôs da Tesla e até agora o Optimus vem apresentando resultados satisfatórios nos últimos três anos.

O robô foi constituído a partir de uma abordagem que prega "inteligência artificial antes de tudo", ou seja, a IA do humanoide é priorizada para permitir o funcionamento dos outros equipamentos que mantém o robô em operaçã

o, como fazer com que ele ande sozinho feito um humano.

A primeira versão do robô, apresentada no começo do ano, mostra o Optmus Gen 1 dobrando uma camiseta. No entanto, Musk argumentou que ele ainda não conseguia fazer atividade sozinho e que "certamente será capaz de fazê-lo em qualquer ambiente no futuro".

De Bumblebee a Optimus

Um dos engenheiros da Tesla que trabalha com o Optimus ou Tesla Bot relatou no último dia de 2023 sobre como o projeto tem evoluído de forma satisfatória.

Segundo Milan Kovic, o projeto começou por um protótipo exploratório, chamado de Bumblebee/cee, evoluindo para uma plataforma mais estável projetada pela Tesla, batizado de Optimus Gen 1. Com isso, o robô tem melhorado a sua locomoção, andando sem quedas e com uma "marcha mais rápida", cada vez "mais humana".

O robô tem um sistema de teleoperação com baixa latência (atraso) e alta fidelidade, que é usado para coletar dados de treinamento de inteligência artificial do bot que imita movimentos humanos e, assim, executando as tarefas determinadas.

“Projetamos, treinamos e implantamos algumas das primeiras redes neurais de ponta a ponta para robôs humanoides já vistas para executar tarefas de forma autônoma que exigem controle coordenado do torso, braços e mãos cheias de dedos humanoides. Projetamos e construímos mais uma versão atualizada do robô (Optimus Gen-2), adicionando um pescoço articulado, mãos renovadas com sensor tátil e uma integração mais estreita de chicotes, atuadores e eletrônicos”, explicou Kovac.

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais