Cidadeverde.com

FMS investiga primeira morte por dengue; varredura em condomínio de vítima encontra larvas do Aedes Aegypti

Imprimir

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

Por Marina Sérvio

A Fundação Municipal de Saúde confirmou a morte de um paciente de 33 anos sob suspeita de dengue em Teresina. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, o homem foi submetido a um teste de dengue que deu negativo mas ainda aguardam o resultado de outros exames.

O paciente morava em um condomínio no bairro Santa Isabel, na zona Leste da capital, e retornou na última quinta-feira (15) de viagem uma viagem para Bacabal, no Maranhão, de onde era natural. O primeiro atendimento aconteceu na rede pública de saúde, depois o homem foi para um hospital privado, mas acabou morrendo em casa no dia 17 de fevereiro.

Veja também:

De acordo com Dr Walfrido Salmito, infectologista e Diretora da Vigilância em Saúde da FMS, os resultados dos exames complementares devem ser liberados nesta quinta-feira (22).

"Os exames dos laboratórios privados e do Laboratório Municipal Raul Bacelar já foram realizados. O primeiro veio negativo. Mas o segundo exame, um RT-PCR, para gente confirmar ou não a suspeita de dengue. Obviamente ela está incluída, mas outras doenças e outros problemas de saúde e outras comorbidades do próprio paciente, serão investigadas para a gente chegar a uma conclusão se se trata realmente de um caso de dengue ou se se trata de um óbito por outras causas" reintera Walfrido Salmito.

Segundo Élcio Leite, gerente do Centro e Controle de Zoonoses, no local onde o homem morava já foram encontradas larvas do Aedes Aegypti durante uma vistoria que acontece durante esta terça-feira (20). O condomínio conta com 47 imóveis, destes, 7 já foram vistoriados. O balanço final deve acontecer até o a tarde de hoje.

Na ação, agentes de endemia atuam na intenção de dentro de um raio de suspeita de focos aumentar a vigilância, o controle e a prevenção, como recomenda o Ministério da Saúde. 

“Durante a vistoria quando é encontrado um criadouro, onde é encontrado ovos e larvas, os agentes colhem material e manda para laboratório, mas já eliminam o berçário, para segurança da região” explica Élcio Leite. 

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

O gerente do Centro e Controle de Zoonoses ainda reforça que a dengue é uma doença perigosa e que o combate ao mosquito é a única prevenção.

“Eu sempre digo que sem mosquito, não há dengue, então precisamos ficar atentos e agir o mais rápido possível” afirma Élcio Leite. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais