Cidadeverde.com

Cães são resgatados de casa na zona Leste de Teresina após denúncia de zoofilia

Imprimir
  • caes1.jpg Hérder Sousa
  • caes2.jpg Hérder Sousa
  • tutoracaes.jpg Hérder Sousa
  • caes3.jpg Hérder Sousa
  • caes4.jpg Hérder Sousa
  • caes5.jpg Hérder Sousa
  • caes6.jpg Hérder Sousa

Por Graciane Araújo 

Sete cães foram resgatados em uma casa no bairro São João, zona Leste de Teresina, após denúncia de que eles seriam vítimas de zoofilia (sexo com animais). O crime seria praticado por um homem de 40 anos com transtorno mental e que foi internado para tratamento. 

O resgate ocorreu na tarde desta quarta-feira (21) por iniciativa da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI. 

Na casa vivem sete cães e quatro gatos. O local possui péssimas condições de higiene. Nos animais são visíveis pulgas e carrapatos e um deles aparentava ter lesões na genitália. 

A tutora dos animais é uma idosa. Ela disse que o filho agredia os cães quando estava sem medicação, mas negou o crime de zoofilia.

A advogada Dárcia Alencar, presidentes da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI, explica que a comitiva decidiu atuar do caso que, segundo ela, estava parado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O Cidadeverde.com procurou o titular da especializada, mas não obteve retorno.

Foto: Hélder Sousa/ Cidadeverde.com

"O inquérito só foi aberto cinco meses após a denúncia e não tinha mais como fazer o laudo, pois havia passado um lapso temporal grande e não tinha como caracterizar a violência. Os cachorros ficaram lá, sendo violentados constantemente. Esta semana, uma pessoa ouviu os gritos de socorro da cachorra e nos acionou novamente. Como a gente não tinha mais esperança de ter o apoio policial, resolvemos por conta própria, como advogadas, agir e acionamos a ONG para fazer um trabalho que teoricamente era da polícia", disse a advogada. 

Os animais foram levados para Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e serão submetidos a perícia que vai confirmar o crime de zoofilia. O protetor de animas, Fernando Machado, da ONG Lar do Nando, destaca que, mesmo se descartado este crime, está configurado maus-tratos. 

"Por mais que estejam em uma residência com acesso à rua, eles estão abandonados. Aqui não tem nenhum acesso à saúde, aos cuidados necessários que o animal deve ter, e a gente percebe que a própria família não tem condições de manter essa quantidade de animais", conta Nando. 

Zoofilia se enquadra no crime de maus-tratos. Com a alteração da lei em 2020, a pena para quem cometer o crime é 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais