Cidadeverde.com

TJ vai usar Inteligência Artificial para informar juiz sobre urgência de medida protetiva

Imprimir

Foto: Ascom Tj/PI

 

Por Yala Sena 

O Tribunal de Justiça do Piauí aposta em Inteligência Artificial para agilizar processos junto as comarcas. Após anunciar a ferramenta contra soltura de presos, o judiciário piauiense lançou nesta terça-feira (5) o projeto JuLIA (Justiça AuxiLiada por Inteligência Artificial), que vai agilizar os pedidos de medidas protetivas solicitadas por mulheres em situação de violência doméstica. 

A JuLIA Notify é uma Inteligência Artificial desenvolvida pela Opala Lab, laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça.

O novo sistema vai funcionar da seguinte forma: o delegado protocola o pedido de medida protetiva, cai no sistema do TJ (PJe) e o juiz da Vara vai receber uma mensagem via WhatsApp informando: “Senhor juiz, nova medida protetiva é protocolada em sua unidade, verifique, analise e decida”. Com a mensagem, terá que dar uma prioridade absoluta. 

“Em um contexto em que a violência doméstica ocorre em ciclos e a resposta do Poder Judiciário precisa ser ágil, o JuLIA Notify surge como uma ferramenta indispensável”, afirmou o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ, Opala Lab.

Para o desembargador, o objetivo do projeto é priorizar as análises de medidas protetivas, sensibilizar a sociedade para denunciar crimes contra a mulher e provocar o Poder Público a agir de forma eficaz no combate à violência doméstica.

 “Estamos diante de uma ferramenta que não apenas acelera a análise e decisão em casos de violência doméstica, mas também sensibiliza nossa sociedade para a importância do combate a esse tipo de crime”, frisa o supervisor do Opala-LAB.

O JuLIA Notify não apenas notifica os magistrados e servidores sobre novos casos de medidas protetivas, mas também estimula a sociedade a denunciar crimes contra a mulher. Trata-se de um passo fundamental na direção de uma justiça mais ágil, eficaz e sensível às necessidades das vítimas de violência doméstica.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, a nova ferramenta desenvolvida pelo Judiciário piauiense auxilia na promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.

Ano passado, a Justiça lança um robô que evita soltura de presos por excesso de prazo no Piauí.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais