Cidadeverde.com

Célula familiar de facção criminosa do Ceará é desarticulada no Piauí

Imprimir

Foto: Ascom/SSP-PI 

Atualizada às 11h

Por Rebeca Lima e Adriana Magalhães 

Um núcleo familiar, formado por dois irmãos e um cunhado, foi preso na manhã desta quinta-feira (07) durante a Operação Draco 98 do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, deflagrada no Piauí, Ceará e Goiás, contra uma organização criminosa. As prisões ocorreram no Residencial Judite Nunes e no bairro Torquato Neto, zona Sul de Teresina.

Segundo o Draco, um terceiro irmão também está envolvido nas investigações, mas já se encontra preso no Presídio José de Deus Barros, antiga Casa de Custódia. Ele responde pelos crimes de tráfico e organização criminosa.

Em depoimento, a irmã dos alvos disse à polícia que, ao notar a chegada dos policiais, acordou o irmão para que ele se desfizesse do entorpecente.

"Ela confirmou em depoimento que estavam no banheiro tentando se desfazer do entorpecente. Conseguimos flagrar isso; ainda havia entorpecente no vaso sanitário. Encontramos droga também no guarda-roupa do quarto da mulher. Ela será autuada em flagrante por tráfico de drogas e organização criminosa", explicou o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.

Sobre a facção criminosa, Charles Pessoa informou que no ano passado foi detectada pelo Draco uma movimentação de uma nova organização no bairro Judite Nunes, zona sul da capital. 

"Em uma de nossas operações, identificamos esse contato com indivíduos do estado do Ceará e de Goiás. Atuamos para sufocar essa célula e evitar a entrada de mais essa organização criminosa no Piauí", explicou.

Operação Draco 98

Doze mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (07) nas cidades de Teresina, Fortaleza e Tauá no Ceará, e Nova Gama e Luziânia em Goiás.

Do total de cinco mandados de prisão no Piauí, três foram cumpridos hoje. Outros dois indivíduos foram presos por posse de drogas e arma de fogo. Um homem, com tornozeleira eletrônica, foi preso em flagrante por posse de celular com restrição de roubo e furto.

No estado do Ceará, foram realizadas quatro prisões.

O delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, explicou que a operação é para desarticular a instalação de uma célula de facção criminosa aqui no Piauí.

"Uma operação interestadual, e nosso objetivo é desarticular o princípio de uma célula de uma facção criminosa originária do estado do Ceará. O Draco identificou alguns indivíduos envolvidos com essa célula, iniciando um processo de atuação aqui em nosso estado. Já estamos dando a resposta no início para demonstrar que aqui não há espaço para facção criminosa. Uma ação deflagrada tanto aqui no Piauí como no Ceará e no estado de Goiás", informou.

Além do envolvimento em crimes de organização criminosa, os alvos são investigados por posse irregular de arma de fogo e receptação.

A ação ocorreu com o apoio das equipes DENARC, BOPE, BEPI, CORE/Policia Civil do Estado do Ceará, PICOS/Policia Civil do Estado do Piauí e Polícia Civil de Goiás.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais