Cidadeverde.com

Empresário de 67 anos assassinado a tiros na própria casa em Timon exportava 'pedra de fel de boi'

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal 

Por Adriana Magalhães e Rebeca Lima 

O empresário Raimundo Mendes de Andrade, 67 anos, foi morto a tiros em sua residência, no bairro Planalto Formosa na cidade de Timon (MA). 

O Cidadeverde.com apurou que três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, chegaram à residência por volta das 7h da manhã e tocaram a campainha. Eles foram atendidos por um tio do empresário, que atua como vigilante da casa.

O casal entrou, rendeu e amarrou o vigilante, e logo em seguida, subiram com ele para o primeiro andar, onde entraram no quarto da vítima e deram um tiro no empresário, que morreu na hora.

Raimundo Mendes trabalhava com a venda de pedra de fel de boi, um cálculo na vesícula biliar bovina que se forma a partir do desequilíbrio no funcionamento do fígado. A grama do produto pode chegar a R$ 800,00.

Luis de Oliveira Andrade, irmão da vítima, disse que seu irmão não tinha inimigos, que era uma pessoa muito conhecida no bairro e, ainda, que o movimento na casa sempre foi grande. 

"O movimento aqui sempre é grande nesta rua, as pessoas vem vender o produto que ele exporta para o exterior. Ele é muito inocente, confiou que eram clientes e abriu a porta", disse. 

O empresário atua no ramo de exportação da pedra. "Ele passa 15 dias aqui e 15 dias viajando", disse o irmão. 

Segundo o major Daniel Kraieski, do 3º Batalhão de Motopatrulhamento Tático da PM-MA, o crime tem características de execução.

"Eles pareciam ter um conhecimento do imóvel. Chegaram e foram direto para o quarto dele. Atiraram nele da porta, mal adentraram ao quarto. E no quarto tinham muitos objetos de valor, como joias, arma e as pedras que ele exporta", disse.

A vítima morava no local desde o ano de 1993, quando construiu a casa. O imóvel é monitorado por câmeras de segurança, mas o equipamento não estava funcionando na hora do crime. A polícia teve acesso à imagem de um veículo preto e está levantando mais informações sobre o carro. 

O corpo de Raimundo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). A perícia criminal também foi acionada e realiza diligências na residência do empresário. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios da Polícia Civil de Timon.

O que é pedra de fel?

A pedra de fel, também conhecida como pedra do boi, é um cálculo biliar bovino. Elas são encontradas em um a cada três animais abatidos. O material tem alto valor no mercado internacional, e chega a ser comercializada, em média, por R$ 800 o grama do produto. As pedras são utilizadas na medicina tradicional chinesa. 

Todo o produto encontrado em Timon passava pelo empresário, para só depois ser exportado. Antes de ser vendido o produto precisa ser desidratado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais