Cidadeverde.com

Boletos bancários poderão ser compensados no mesmo dia a partir de 15 de março

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A partir da próxima sexta-feira (15), o boleto bancário ganhará mais agilidade em seu processamento. A liquidação do documento poderá ser feita no mesmo dia do pagamento.

Na nova modalidade, chamada de D+0, os boletos pagos até as 16h30 serão compensados no mesmo dia.

Vale ressaltar que, se o pagamento for feito após às 16h30, a liquidação da dívida só ocorrerá no dia seguinte.

Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), afirmou que essa nova modalidade de pagamento trará agilidade ao comércio. Nada mudará para quem paga o boleto.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, destacou Faria.

O pagamento via boleto bancário é um formato presente no dia a dia dos brasileiros. Plano de saúde, cartão de crédito, financiamentos, consórcios, academias, geralmente são pagos por meio desta modalidade. Em 2023, foram 4,2 bilhões de documentos transacionados. Ao total, houve uma movimentação de R$ 5,8 trilhões.

Faria ressaltou que, com essa mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, segundo a direção da Febraban.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais