Cidadeverde.com

Trabalhadores querem controle sobre o FGTS, revela nova pesquisa

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A maioria dos trabalhadores elegíveis ao saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deseja ter autonomia para decidir quando utilizar os recursos. Foi o que concluiu um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e pela Zetta, que representa empresas de tecnologia financeira.

Os pesquisadores consultaram mais de 6,5 mil pessoas durante a primeira metade de março para chegar a essa conclusão. Os dados coletados demonstraram que o acesso antecipado ao fundo, como no caso do saque-aniversário, é fundamental para garantir um crédito emergencial, sem comprometer a renda mensal dos trabalhadores.

Liberdade para usar

Mais de 80% dos entrevistados expressaram o desejo de ter liberdade na utilização do dinheiro do FGTS; e 90% consideraram importante ou muito importante a possibilidade de empréstimos com a antecipação do FGTS. 70% dos participantes afirmaram que ficariam insatisfeitos caso essa modalidade deixasse de existir.

As pesquisas foram feitas de forma independente, e com abordagens metodológicas distintas, mas convergiram para conclusões semelhantes. O levantamento trouxe à tona outros dados relevantes sobre a modalidade.

Pesquisas

A pesquisa da ABBC, por exemplo, focou em clientes que contrataram o empréstimo de antecipação do saque-aniversário do FGTS. Para mais da metade desses clientes (54%), o montante emprestado foi suficiente para atingir seus objetivos financeiros principais. Mais de 85% deles estavam negativados, tendo a antecipação do saque-aniversário como a única linha de crédito disponível. E 45% dos clientes com dívidas em atraso utilizaram os recursos para despesas básicas, como moradia e contas mensais.

A maioria dos entrevistados concordou que as taxas de juros são mais baixas em comparação com outras modalidades de empréstimo, e que o processo não compromete a renda mensal. A pesquisa da Zetta, por sua vez, revelou que 59% dos entrevistados ficariam insatisfeitos caso o saque-aniversário acabasse. E a maioria dos entrevistados considera contratar o saque-aniversário, e vê o acesso ao FGTS como uma segurança em emergências financeiras.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais