Cidadeverde.com

Professores de Teresina seguem em greve após vereadores manterem veto de prefeito a reajuste

Imprimir
  • 1.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-04-04_at_9_10_00_AM_(1).jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-04-04_at_9_10_00_AM.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio e Breno Moreno

Atualizada às 13h30 

Após a manutenção do veto ao reajuste de 20,8%, os professores da rede municipal de ensino decidiram manter a greve. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), que acompanhou a votação e mantinha um acampamento em frente à CMT desde o dia anterior, houve uma grande articulação para que alguns vereadores mudassem de posição em relação ao aumento salarial para a categoria. 

“Aprovamos a continuidade da greve por conta dessa tramoia. Como é que na primeira votação tinha essa quantidade de 20 pessoas votando a favor dos 20,8% e na segunda só tinha nove? Sabemos, até porque passamos a noite aqui, vimos movimentações. Por conta dessa tramóia, decidimos votar a continuidade da greve, por unanimidade”, questionou Sinésio Soares, presidente do Sindserm. 

Na próxima segunda-feira (4), a CMT realizará uma audiência pública com a categoria, órgãos de controle e representantes do Executivo para discutir a questão do reajuste. “Teremos finalmente essa audiência pública para colocar essas informações a respeito das mentiras que a prefeitura coloca em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, a não ter recursos e improbidade”, destacou o sindicalista. 

Matéria original

Os vereadores de Teresina mantiveram, na manhã desta quinta-feira (04), em uma sessão extra, veto ao reajuste de 20,8% aos professores da rede municipal enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). A votação aconteceu com ampla presença e comoção de profissionais da área no plenário. 

Veja também:

O placar no plenário contou com 21. Foram 12 votos a favor e nove contrários. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Na Comissão de Legislação de Justiça, o relator foi o vereador Evandro Hidd (PDT), que votou pela derrubada do veto. Já o vereador Deolindo Moura (PT), que faz parte da comissão e foi autor da emenda que elevou o valor do reajuste de 5% para 20,8%, se absteve do voto.

Com a manutenção do veto vai prevalecer o reajuste de 5% proposto pelo prefeito Dr. Pessoa, retroativo ao mês de janeiro, foi o que explicou o líder Antônio José Lira (Avante). 

“Essa emenda, que inclusive é inconstitucional, porque o Legislativo não pode gerar despesa para o Executivo, é vício de iniciativa. Então, o resultado de hoje foi exatamente votado aqueles que querem o melhor para o professor […] Teresina precisa pegar matérias de interesse da sociedade para fazer política assim. Foi assim que o professor foi prejudicado”, defendeu José Lira.

O resultado da votação foi alvo de fortes críticas de Deolindo Moura, autor da emenda. Nomes do PT, como o vereador Venâncio Cardoso (PT) e Elzuila Calisto (PT)  votaram pela manutenção do veto. 

“Eu quero entender como que alguém, na semana passada, votou favorável a um aumento de 20,8%. E hoje, votaram contrário aquilo que eles mesmos assinaram. Então, eu queria entender isso, inclusive, por parte dos meus pares da oposição. Porque, assim, isso não é algo natural. Você mudar em uma semana de forma sem que houvesse qualquer tipo de comunicação por parte da Prefeitura Municipal”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais