Cidadeverde.com

Vídeo: neblina vista em Teresina aponta fim do período chuvoso

Imprimir

Foto: Reprodução/ Internet 

Por Marina Sérvio 

Teresina amanheceu nesta quarta-feira (24) com uma paisagem diferente, ruas, prédios e casas cobertos por neblina. Diversos vídeos gravados por populares mostram zonas da cidade passando pelo fenômeno, como os bairros de Fátima, Ininga, Mocambinho, Monte Castelo, além das avenidas Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa, Raul Lopes, e mais o viaduto da Tabuleta, Ponte Estaiada, Ponte da Primavera e o Estádio Albertão. 

A paisagem belíssima e agradável para muitos é explicada pela relação entre a umidade e a temperatura. 

“Muita umidade próxima a superfície do solo somada a temperatura que encontra-se mais baixa que nos últimos dias observados” explica Sara Cardoso - Climatologista e Coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.

Muitas pessoas acreditam que esse seria o indício do fim das chuvas, a reflexão é inclusive uma crença popular e está absolutamente certa. Agora o Piauí, principalmente a região Centro- Norte e Norte, passará a enfrentar novas condições climáticas.

“Acontece geralmente no momento em que se encerra nosso período chuvoso somado também ao início do período de transição entre outono e inverno (onde observaremos madrugadas e manhãs mais frias)” complementa a climatologista.

O que devemos esperar?

A neblina aponta o encerramento do período chuvoso mas não será imediatamente, ainda podemos esperar chuvas pelo menos até os 10 primeiros dias de maio, mas elas tendem a ser mais isoladas e atingirão principalmente a região Centro- Norte e Norte do estado. 

Foto: Inmet

“A tendência é de termos um final de abril mais chuvoso e o início de maio, com a redução principalmente das chuvas no centro-sul do estado, mas ainda pontualmente, não se descarta que essa chuva, pelo menos até os primeiros dez dias de maio venha acontecer, mesmo que mais pontualmente. E também no centro-norte uma maior continuidade, até pelo menos o início do mês de maio” garante Morgana Almeida - meteorologista do INMET: Instituto Nacional de Meteorologia.