Cidadeverde.com

SOS Centro: médicos cobram mais segurança no Centro de Teresina

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Atualizada às 18h54

Médicos estão reclamando da falta de segurança no Centro de Teresina e afirmam que as clínicas e hospitais da região estão sendo prejudicados. Para lidar com a situação foi criada a associação SOS Centro, com conta com a participação de médicos, lojistas e moradores. Ao Cidadeverde.com, a Polícia Militar disse que solicitou o reforço do policiamento ostensivo na região (veja nota ao fim da reportagem).

A médica Lúcia Santos, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) e presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), afirmou que possui um consultório na região e explicou que decidiu participar dessa mobilização após perceber um aumento nos crimes na área.

Ela destacou que mais de 300 estabelecimentos já fecharam no Centro devido aos assaltos.

“No centro, temos o polo de saúde, que se estende em torno do Hospital Getúlio Vargas e vai até a beira do rio. Esse polo encolheu por conta da falta de segurança pública; vários consultórios foram fechados. O meu, por exemplo, foi assaltado várias vezes. Em uma semana, foi arrombado três vezes. Estimamos que mais de 300 estabelecimentos fecharam. Vimos que o problema era maior e criamos o SOS Centro para nos tirar dessa situação caótica”, explicou.

O médico Samuel Rêgo, vice-presidente do Simepi, disse que os moradores também se afastaram por medo.

“A principal pauta que estamos levantando é a segurança pública, e o que percebemos é um total abandono, o que tem permitido a presença constante de arrombadores. Não devemos confundir essas pessoas com moradores de rua, são bandidos, assaltantes e arrombadores. À noite, o Centro é muito escuro, o que favorece a criminalidade, e o medo tem afastado as pessoas. Estima-se que, de 2010 a 2022, mais de 30 mil pessoas que moravam no centro deixaram a região. Há também a questão dos impostos e a falta de estímulo para as pessoas se fixarem lá”, destacou.

Eles agora buscam, com a associação SOS Centro, cobrar medidas das autoridades para melhorias na região.

“Não é uma solução simples, mas entendemos que essa unidade que estamos formando pode garantir um rumo novo para a situação do Centro. Muitos projetos de revitalização foram feitos, mas a questão é colocá-los em prática”, declarou.

A Polícia Militar do Piauí encaminhou uma nota citando que determinou reforço do acompanhamento ostensivo por equipes na região citada. Veja nota na íntegra:


A Polícia Militar do Piauí comunica que foi informada sobre caso e determinou ao Batalhão responsável pela área mencionada, o reforço da ostensividade com mais rondas de viaturas e motocicletas, visando coibir práticas criminosas no local.

Informa ainda que, além do telefone 190,  podem acionar a Polícia Militar por meio do número dos telefones celulares embarcados, que podem ser verificados no site da PMPI. 

Teresina, 20 de Junho de 2024.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais