Cidadeverde.com

Com lance bizarro, Portugal vence Turquia e se garante nas oitavas da Euro

Neste sábado (22), no Westfallenstadion, em Dortmund, Turquia e Portugal se enfrentaram pela 2ª rodada do Grupo F, em uma partida em que quem vencesse, garantia a classificação para as oitavas. Melhor para os portugueses, que venceram a partida por 3 a 0, e carimbaram a vaga para os mata-matas.

A vitória portuguesa foi garantida com os gols de Bruno Fernandes, na primeira etapa, aos 21 minutos, completando cruzamento, e aos 28, em um gol contra bisonho de Akaydin, que tentou recuar, e enganou o goleiro do seu país. 

No segundo tempo, Bruno Fernandes aumentou o marcador aos 11 minutos da segunda etapa, aproveitando passe de Cristiano Ronaldo para completar pro gol.

Com o resultado, Portugal chegou a liderança do grupo, com 6 pontos. Já a Turquia, é a segunda colocada, com 3 pontos, enquanto Geórgia e República Tcheca tem apenas 1 ponto marcado.

Portugal também garantiu a liderança do Grupo F com a vitória, já que mesmo que os 6 pontos dos portugueses possam ser alcançados pela Turquia, com uma eventual igualdade da pontuação, que só poderia acontecer em caso de derrota dos lusos e vitória dos turcos na última rodada, Portugal vencerá no principal critério de desempate: o confronto direto, graças a vitória deste sábado. 

Na rodada final do grupo F, que será realizada na próxima quarta-feira (26), às 16h (horário de Brasília), Portugal viaja a Gelsenkirchen para enfrentar a Geórgia, enquanto a Turquia enfrentará a República Tcheca em Hamburgo.

Como foi o jogo

No estádio, a maioria era absoluta da torcida turca, mas desde os primeiros minutos, a estratégia da equipe comandada por Roberto Martínez era clara, e era Portugal quem comandava, e que tinha já desde o começo a posse de bola. 

Por outro lado, o time treinado por Vincenzo Montella também chegava, com lançamentos longos e tentando jogadas em velocidade, chegando até a competir em alguns momentos.

Apesar das tentativas turcas, era um jogo de pouca objetividade, até que Portugal começou, aos poucos, a trabalhar dentro da área, especialmente com as chegadas de Bruno Fernandes. E foi em uma delas, aos 21 minutos da primeira etapa, que os lusitanos abriram o marcador em Dortmund.

Os turcos até tentaram ter novamente a posse de bola e criar algumas chances, mas não conseguiam fazer frente. Pior, deixaram a vantagem portuguesa aumentar com as próprias pernas, e um gol contra bizarro, gerado por um recuo mal sucedido de Akaydin que enganou o goleiro, e deixou a vantagem lusitana em dois gols até o fim da primeira etapa.

No segundo tempo, Montella tentou mudar a equipe turca, colocando um meio-campo mais forte, enquanto Martínez já pensava em rodar o time pensando nas próximas fases.

A resposta veio favorável aos lusitanos, que ampliaram sua vantagem com Bruno Fernandes, aproveitando jogada de Cristiano Ronaldo.

Nem mesmo as mudanças táticas do técnico da seleção turca serviram para manter a seleção competitiva, já que na segunda etapa, Portugal dominava ainda mais a posse de bola, e a Turquia não conseguia ser efetiva quando tinha chances, o que ditou uma tendência até o fim da partida, mesmo com a entrada tão esperada de Arda Guler, que não conseguiu ameaçar verdadeiramente a seleção portuguesa.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais