Cidadeverde.com

Conselho do FUNDES toma posse na FAPEPI nesta sexta

Imprimir
O Conselho Diretor do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico-Científico do Estado do Piauí (Fundes) será empossado na manhã desta sexta-feira (14), a partir das 9h30, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI. São 20 membros a tomarem posse, entre titulares e suplentes.
 

De acordo com a Lei estadual nº 5.790, de 19 de agosto de 2008, o FUNDES foi instituído com o objetivo de fornecer recursos para financiar pesquisa, inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico com vistas em promover o desenvolvimento econômico e social do Estado do Piauí e suas potencialidades.

 Os recursos serão destinados a apoio a programas, pesquisas, projetos, e atividades de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação, compreendendo a pesquisa básica ou aplicada, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de novas tecnologias de produtos e processos, de bens e serviços, bem como a capacitação de recursos humanos, intercâmbio científico e tecnológico e a implementação, manutenção e recuperação de infra-estrutura de pesquisa.

O FUNDES será gerido pelo Conselho Diretor, que estará vinculado à FAPEPI. Esta terá a função de Secretaria-Executiva do Fundo, cabendo-lhe praticar todos os atos de natureza técnica, administrativa, financeira e contábil necessários à gestão. O presidente do Conselho-Diretor será o presidente da FAPEPI, o prof. Dr. Acácio Véras.

Ele informou que a importância da formação do Conselho-Diretor é grande porque é quem aprovará o Regimento Interno do FUNDES, que encomendará estudos que subsidiarão a definição de estratégias e políticas de alocação de recursos do Fundo, entre outras atribuições. “É o Conselho-Diretor que definirá, inclusive, as políticas, diretrizes e normas para a utilização dos recursos do fundo; que aprovará os orçamentos, que fará a análise dos balanços e prestações de contas e fará suas devidas avaliações”, acrescentou Véras.

Segundo a lei, os recursos para o Fundes serão provenientes de dotações consignadas na lei orçamentária anual e ainda de recursos provenientes de empreendimentos industriais e agroindustriais incentivados nos termos da Lei n 4.859, de 1996.  “O FUNDES é mais um instrumento do Governo do Estado com o objetivo de desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Piauí e certamente, se utilizado adequadamente, trará melhorias socioeconômicas à comunidade piauiense”, destacou Acácio Véras.

Os membros que farão parte do Conselho-Diretor fazem parte dos seguintes órgãos, que indicarão um membro de cada órgão: FAPEPI, Secretaria, Secretaria Estadual de Fazenda, Superintendência da Ciência e Tecnologia (Sectec), da Assembléia Legislativa, da Embrapa e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí´(FAEPI). O mandato dos representantes é de dois anos.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: