Cidadeverde.com

Seu Jacó é exemplo de vida do centro de Teresina

Imprimir
Imagens: TV Cidade Verde
 
O pano, a escova e a graxa são os instrumentos que dão o ritmo da vida de Jacó Francisco de Sousa, 77 anos, o engraxate mais antigo de Teresina. Ele trabalha no centro de Teresina como engraxate há 52 anos. Sempre com entusiasmo e bom humor, ele é um exemplo para seus companheiros de profissão na praça Rio Branco e um personagem do projeto Teresina é Show da TV Cidade Verde.
 

 
“Ele é um exemplo para todos nós que trabalhamos aqui”, descreve o engraxate Antonio Magalhães. Nessas mais de cinco décadas de profissão, seu Jacó já escovou nomes famosos do estado como o ex-governador Chagas Rodrigues, o jornalista José Lopes dos Santos e desembargadores e criou todos os seus oito filhos através de seu trabalho. “Meu pai é homem batalhador. Construiu tudo que tem muito cedo, nunca faltou nada pra gente”, descreve uma de suas filhas, Maria das Graças Oliveira.
 
 
 
 
 
Nem o acidente automobilístico que sofreu quando jovem, abalou o bom humor de Seu Jacó que diariamente sai de sua casa na cadeira de rodas para trabalhar na praça Rio Branco. “Temos que aceitar o mundo do jeito que é. Não podemos nos exaltar, querer brigar porque não adianta”, filosofa.
 

Seu cuidado com a beleza do calçados da população e o exemplo de vida agora será reconhecido pela prefeitura municipal. Seu Jacó será condecorado com a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva no próximo domingo (16). “Vai ser um negócio importante. Nem pensava nisso, uma pessoa como eu, engraxate (ser condecorado)”, descreve. Quando perguntado se ele se acha uma pessoa especial, seu Jacó responde entre gargalhadas: “Eu sou show. Mas não é show de bolero, é show de rua”.
 
 
 
 

 
 

 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: