Cidadeverde.com

Deputados do PI e CE devem dividir área de litígio na próxima semana

Imprimir
O presidente da comissão da Assembleia Legislativa que trabalha com o impasse do litígio entre as terras do Piauí e Ceará, deputado Antônio Uchoa (PDT), informa que a divisão da área entre os dois estados pode ser realizada já na próxima semana. O problema secular que envolve cerca de 320 mil hectares deve ser resolvido durante reunião entre as comissões de deputados piauienses e cearenses.
 

Levando em conta o Censo 2007, um estudo foi feito pelo IBGE dos dois que realizou um levantamento da população das comunidades da área que dever servir de base para o impacto nos repasses dos municípios. “O IBGE do Piauí já concluiu (o estudo) e IBGE do Ceará deve concluir na próxima semana, que deve ser quando vamos nos reunir”, descreve Uchoa. O parlamentar afirma que há um consenso entre as bancadas dos dois estados. “Só nos resta calcular o impacto na folha de pagamento e coeficiente do repasse dos fundos de participação dos municípios”, pontua
 
Leia também:
 
A maior dificuldade apontada por Uchoa, é essa divisão da população que irá influenciar diretamente nos repasses de verbas para as cidades. “Devemos definir o novo limite o quanto antes porque população está sendo a mais prejudicada, estão sem receber os recursos de governos estaduais e municipais”, analisa.
 

Segundo o deputado das três áreas do conflito, duas delas localizadas ao norte, já estão divididas. “Na região sul, que corresponde a 190 mil hectares há mais problemática, já que a população é bem maior, sobretudo na cidade de Poranga, que já foi criada dentro da área de litígio”, diz Uchoa. Segundo ele, a tendência é de que o Piauí fique com uma área maior na divisão.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: