Cidadeverde.com

Pesquisa: cerca de 60% das vítimas de abuso sexual tentaram o suicídio

Imprimir
Uma pesquisa realizada em oito Estados, entre eles o Piauí, pela Childhood Brasil - organização não-governamental que trabalha contra a violência sexual em crianças e adolescentes - fez um levantamento dos fatores de risco e vulnerabilidade em vítimas de exploração sexual. Elas responderam questões relacionadas a saúde, drogas, suicídio, violência e sexualidade.
 

A representante da Childhood Brasil, Anna Flora Werneck, diz ao Cidadeverde.com que não há como ter dados específicos, mas a pesquisa demonstra que as histórias do Piauí são semelhantes aos dos outros Estados pesquisados como Sergipe, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

"Entre os dados que mais chamam atenção na pesquisa são a falta do pai na estrutura familiar e o alto nível de intenção de suicídio nas crianças e adolescentes que sofreram exploração sexual", afirma Anna Flora.

Das pessoas pesquisadas, 60,9% já pensaram em suicídio, sendo que 58,1% realmente tentaram se matar. Desses, 20% o fizeram por ter sofrido violência sexual. 88% mora com a família, mas mais de 70% não mora com o pai.

O maior medo dessas crianças e adolescentes é perder a família e o menor é ficar sem emprego. Cerca de 30% das meninas já ficaram grávidas, sendo que 11% provocaram aborto.

Segundo Anna Flora, os dados serão analisados e grupos de trabalho avaliarão que ações podem ser tomadas com as vítimas de violência sexual. "Esse levantamento vai nos ajudar a entender como é a família dessas crianças e adolescentes e como elas começaram na exploração sexual", disse.

Nos oito Estados, foram pesquisadas 66 meninas e 3 meninos que estava em instituições de atendimento. Uma psicóloga do Piauí aplicou os questionários no Estado, no entanto seu nome não pode ser divulgado, bem como o das instituições de atendimento.

Nayara Felizardo
(Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: