Cidadeverde.com

Trabalhadores escravos de MG são resgatados em carvoaria

Imprimir

Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) resgataram neste final de semana, 11 trabalhadores rurais que viviam em regime de escravidão numa carvoaria em Corrente, no sul do Estado (a 890 km de Teresina). Os trabalhadores são naturais em sua maioria de Minas Gerais.

Os trabalhadores não possuíam água potável para beber, estruturas inadequadas para alimentação e alojamento e equipamento de proteção. Esta é a segunda vez que são encontrados trabalhadores em regime de escravidão, em fazenda do mesmo proprietário, Vicente de Paula Costa. A outra vez foi em agosto de 2008, onde cinco trabalhadores foram resgatados.

De acordo com o coordenador de fiscalização da SRTE, Lucas Castro, a fazenda foi visitada pelos fiscais do STRE, do Ministério Público do Trabalho, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e policiais militares da Companhia Ambiental, dentro do planejamento da STRE de fiscalizar carvoarias, principalmente no Sul do Estado, onde há maior concentração desse tipo de fazendas.

Foram 15 dias de fiscalização, na qual dez fazendas foram visitadas e apenas nesta fazenda foram encontradas irregularidades trabalhistas.

Lucas Castro disse ainda que mais de 200 propriedades rurais já foram fiscalizadas e outras também serão visitadas pelas equipes. “Temos um planejamento, orientado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, que é um projeto estratégico de fiscalização”, afirmou o coordenador.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: