Cidadeverde.com

Governador participa de Fórum e autoriza obras em Uruçui

Imprimir

O governador Wellington Dias participou da noite de sexta e manhã de sábado do 4º Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, em Uruçui. Durante o evento, o governador entregou órteses e próteses da Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e cartões do Passe Livre Intermunicipal da região do Tabuleiros do Alto Parnaíba e autorizou a construção de 13 km de pavimentação asfáltica no perímetro urbano de Uruçui.


 
“O Piauí passa por um momento de efetivações de ações concretas. Na área da pessoa com deficiência temos a Rede Estadual de Reabilitação, o trabalho de prevenção, com ações como o teste do pezinho. E os fóruns também; são um momento importante porque são de interesse não apenas de pessoas com deficiência, mas de toda a sociedade”, ressaltou o governador durante a abertura do Fórum.
 
O governador destacou que a inclusão das pessoas com deficiência também significa uma sociedade mais justa e desenvolvida socialmente. ‘A Seid (Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) está desenvolvendo uma rede de ações para inclusão da pessoa com deficiência, que, quanto mais as pessoas conhecerem, mais ela será eficaz”, relatou Wellington Dias.
 
Um dos momentos de maior destaque do Fórum de Uruçui foi a adesão do município à Agenda Social para Inclusão da Pessoa com Deficiência, do Governo Federal. Para a secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, essa parceria com os municípios é um dos fatores responsáveis pelos avanços na implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão das PCD no Piauí. “Os municípios que aderem ao termo da Agenda Social têm prioridade na aprovação de projetos junto ao Governo Federal nessa área”, comentou a secretária.
 
O Fórum de Uruçui é o quarto de dez que a Seid promove até 2010 juntamente com parceiros do Governo do Estado e da sociedade civil organizada. Durante o evento, cada um desses parceiros leva informações e serviços sobre temas como educação inclusiva, prevenção de deficiência, inclusão no mercado de trabalho, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre Intermunicipal, consecução de órteses e próteses. O Fórum do território Tabuleiros do Alto Parnaíba envolve os municípios de: Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal, Bertolínia, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos parente e Porto Alegre do Piauí – além de Uruçui.
 
 
Obras
O município de Uruçui está localizado em uma das regiões que mais crescem no Nordeste e a que possui maior Produto Interno Bruto no Piauí. Como forma de garantir infra-estrutura para o desenvolvimento da cidade, o governador Wellington Dias autorizou a construção de 13 km de asfaltamento no perímetro urbano do município. “O município de Uruçui se engrandece com a atenção do governador e temos certeza de que o asfalto, o fórum e o centro de fisioterapia (integrante da Rede Estadual de Reabilitação) que logo estaremos entregando, será de grande importância para o nosso município”, afirmou o prefeito de Uruçui, Valdir Soares (PT).


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais