Cidadeverde.com

Projeto da Suzano entra em discussão na Câmara Municipal

Imprimir

O projeto da Empresa Suzano Celulose de implantar uma fábrica para produção de papel e celulose vai entrar novamente na pauta política do estado. Desta vez, a Câmara Municipal de Teresina realiza audiência pública hoje (14) às 10 horas, por proposição da vereadora Teresa Britto (PV).

O objetivo é analisar todo o projeto, inclusive o plano de manejo florestal que será utilizado. Aproximadamente 38 municípios serão atingidos pelo projeto, que visa a plantação da monocultura de eucalipto. A vereadora Teresa Britto criticou o sistema de plantio, devido ao prejuízo que o eucalipto causa à biodiversidade ao seu redor.

A monocultura, praticamente, expulsa os animais da região, além de ser repelente e impedir o crescimento natural de outras espécies. “Estamos estudando a prática da monocultura. Vendo exemplos de outras regiões que a empresa se instalou, iremos também avaliar o Estudo de Impacto Ambiental e o Plano de Manejo Florestal. Técnicos e especialistas de várias áreas estarão aqui para debater e verificar se a instalação da empresa será positiva ou não para os piauienses”, enfatizou a parlamentar.

Após conversas com biólogos e técnicos na área, ela informou que a planta em apenas seis anos utiliza a mesma quantidade de nutrientes que outras espécies de plantas levariam 30 anos para extrair do solo. Dessa forma, é difícil haver uma maneira de recomposição de nutrientes no solo.

Também existe a preocupação com o solo das regiões em que a empresa irá se instalar, como a cidade de Nazária. Teresa Britto acrescentou que o rio Parnaíba pode ser um dos maiores prejudicados por causa da forte invasão do eucalipto ao lençol freático.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais