Cidadeverde.com

Governador acerta, em Brasília, inaugurações do metrô e aeroporto

Imprimir

O governador Wellington Dias esteve em Brasília nesta quarta-feira, 13, quando foi recebido pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes; o presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa; e também pelo presidente do DNIT, Luiz Pagot.

Na Infraero, o governador acertou a inauguração da pista de pouso do aeroporto de Parnaíba. A pista com extensão de 2.500 metros está pronta para ser inaugurada até o dia 15 de fevereiro. A parte da pista está concluída e nos próximos dias serão trabalhados a parte de estrutura e as condições de balizamento noturno. “O aeroporto cumpre todas as regras internacionais. Estamos acertando a data da inauguração para o período de 15 de fevereiro a 15 de março”, afirma, declarando que o aeroporto terá todas as condições de operar voos de grande porte.

Fotos: André Oliveira/Ccom


Ainda na Infraero, o governador tratou a respeito do aeroporto de Teresina e informou que nos próximos 30 dias termina o prazo de licitação para o projeto que prevê investimentos para construção de uma nova pista, reforma e estruturação da casa de passageiro. “Estamos agendando um encontro com a Infraero, município de Teresina e Governo Federal, para tratarmos da desapropriação, que será feita com muita responsabilidade”, declara.

O governador disse que o próprio Governo do Estado, reconhecendo o crescimento da capital, vai estudar algumas opções de áreas próximas à cidade para a construção de um novo aeroporto. “Dessa forma, o atual funcionará como um aeroporto regional e essa nova construção receberá aviões de grande porte, especialmente de voos internacionais, pois acreditamos que Teresina terá uma demanda maior”, explica.

Ainda nesta quarta, o governador esteve com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, onde tratou do Projeto de Macrodrenagem, um programa de contenção de enchentes em Teresina. “Nossa ideia é fazer uma canalização numa largura adequada e suficiente para canalizar essa água para o rio Poti”, diz, afirmando que uma equipe da Caixa Econômica Federal estará em Teresina na próxima semana, visitando a obra de macrodrenagem de Teresina e Oeiras.



Ainda com o ministro Márcio Fortes, o governador tratou da inauguração do Metrô de Teresina até o mês de março. “Fiz uma solicitação ao ministro para que nesta ocasião possamos assinar um convênio para compra de duas novas locomotivas”, afirmou, declarando que pretende apresentar os estudos de viabilidade para expansão do metrô para as regiões Norte e Sul. “Quero incluir no PAC II para que o futuro governo possa dar continuidade a essa obra”, diz.

No final da tarde, o governador participou de uma reunião de trabalho com o presidente do DNIT, Luiz Fargot, e informou que estão garantidos recursos de R$ 100 milhões já empenhados para construção das BRs 020 e 235. “São rodovias estratégicas para o desenvolvimento do Piauí”, disse, informando ainda que foi discutida uma solução para renovação da rede ferroviária do Piauí. Nesta quinta-feira, 14, o governador será recebido pelo presidente Lula.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais