Cidadeverde.com

Heráclito Fortes envia cartas em solidariedade aos militares no Haiti

Imprimir

O senador Heráclito Fortes, 1º Secretário do Senado, enviou, nesta sexta-feira (15), duas cartas, uma ao comandante do Exército, General Enzo Peri; e outra ao comandante do batalhão brasileiro no Haiti, coronel Ajax Porto Pinheiro, manifestando solidariedade aos militares que se encontram em Missão no Haiti.

Nas cartas, Heráclito Fortes ressalta o trabalho intenso de soldados e oficiais dos Batalhões de Engenharia que tentavam reconstruir pontes e estradas arrasadas por tufões, mas também o trabalho social e solidário desenvolvido nas favelas, experiência que ele presenciou quando integrou a comitiva de parlamentares que visitou o Haiti em 2008, ainda como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).



“Pudemos, em poucos dias, conhecer de perto o trabalho fundamental que os militares desempenham na missão tão difícil de manter a paz e a estabilidade neste país. E que vai muito além da missão militar, já cheia de êxito, pois que a atuação dos nossos militares abrange desde obras de recuperação de estradas, rios, escolas, hospitais, até um importante trabalho social”, destacou Heráclito, colocando-se também à disposição para o que estiver ao seu alcance.

No terremoto no Haiti, morreram militares brasileiros que integravam a Missão das Nações Unidas (ONU) para a estabilização no Haiti (Minustah) e a criadora da Pastoral da Criança, a médica pediatra Zilda Arns.

Abaixo, a íntegra das cartas:

Ao Comandante do Exército

General Enzo Martins Peri

Prezado Comandante,

Queira receber minha solidariedade neste momento de profunda dor para tantos dos nossos bravos militares que atuam no Haiti. Como presidente da Comissão de Relações Exteriores na ocasião, tive a satisfação de chefiar uma missão de senadores àquele país em 2008, tendo, inclusive, passado as comemorações do 7 de Setembro nas instalações do nosso batalhão em Porto Príncipe. Muitas imagens daqueles dias jamais me sairão da memória, mas devo destacar o trabalho intenso de soldados e oficiais, não apenas para manter a paz e a estabilidade num país tão cheio de problemas de toda ordem, posto que ia muito além disso - dos Batalhões de Engenharia que tentavam reconstruir pontes e estradas arrasadas por tufões ao trabalho social e solidário desenvolvido nas favelas.

Sou testemunha desta luta e não poderia deixar de me manifestar neste momento. E peço-lhe que transmita a todos eles, o que estão agora no Haiti, aos que estiveram e aos que certamente ainda estarão, meus sentimentos de consternação e apoio para o que estiver ao meu alcance.

Atenciosamente,

Senador Heráclito Fortes

Primeiro-Secretário do Senado Federal

 

 

Ao coronel Ajax Porto Pinheiro

Comandante do Batalhão Brasileiro (Brabatt) no Haiti

Caro Comandante,

Sou testemunha da luta e do trabalho de centenas de militares brasileiros que atuam na Força de Paz no Haiti. Tive a honra de, como presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, chefiar uma missão de senadores a Porto Príncipe em setembro de 2008. Nas instalações do Brabatt, comemoramos Dia da Pátria. Ali fomos muito bem recebidos. Fomos, na realidade, hóspedes do batalhão. Pudemos, em poucos dias, conhecer de perto o trabalho fundamental que os militares desempenham na missão tão difícil de manter a paz e a estabilidade neste país. E que vai muito além da missão militar, já cheia de êxito, pois que a atuação dos nossos militares abrange desde obras de recuperação de estradas, rios, escolas, hospitais, até um importante trabalho social.

Por isso, peço-lhe que receba a minha solidariedade e meu apoio neste momento particularmente difícil e doloroso para as nossas tropas. E transmita a todo o Brabatt meus sentimentos de pesar.

Atenciosamente,

Senador Heráclito Fortes

Primeiro-secretário do Senado Federal

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais