Cidadeverde.com

ABL decreta luto de três dias pela morte do bibliófilo José Midlin

Imprimir

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, decretou hoje luto de três dias pela morte do bibliófilo José Mindlin.


Mindlin morreu na manhã de hoje, aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos. Ele estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein.


Eder Medeiros/Folha Imagem

O bibliófilo José Mindlin em sua casa em SP,
em foto de 2008; Academia Brasileira de
Letras decretou luto de três dias

O bibliófilo ocupava desde 2006 a cadeira número 29 na ABL.


Colecionador de livros desde os 13 anos, Mindlin era dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que em 2006 foi doada para a USP (Universidade de São Paulo), criando assim a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O nome é uma homenagem ao bibliófilo e sua mulher, Guita Mindlin, que morreu em no mesmo ano da doação.


Entre as raridades que foram doadas estão desde o primeiro livro em que o Brasil foi mencionado numa coletânea de viagens de Fracanzano da Montalbodo, de 1507, que noticia a viagem de Cabral, obras de história, periódicos, trabalhos científicos e didáticos, álbuns ilustrados, gravuras e edições valiosas de grandes obras da literatura nacional, muitas primeiras impressões e volumes autografados pelos próprios autores.


Ao todo, foram doados cerca de 17 mil títulos, ou 40 mil volumes.



História


José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.


Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros.



Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais