Cidadeverde.com

Comporta aberta deixa 12 cidades do Piauí em alerta

Imprimir

Com 91% da capacidade de armazenamento de água, a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) abriu neste sábado as comportas da barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, e deixou 12 cidades piauienses em alerta para alagamentos. Uma delas é a capital, Teresina, que no ano passado enfrentou uma das piores enchentes.





A abertura da barragem que aumentou o volume de água no rio Parnaíba foi comunicada a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, ao governador do Estado e aos prefeitos das cidades ribeirinhas.



“Vamos liberar mais água neste domingo e a intenção é manter a estabilidade do acumulo de água na barragem que chegou ao limite de armazenamento”, disse Airton Feitosa, gerente Regional da Chesf no Piauí.





O rio Parnaíba aumentou em 3,54 m de altura e o crescimento para transbordamento é de 6,87m. Neste sábado a vazão na usina é de 700 metros cúbicos por segundos. A barragem de Boa Esperança é a principal usina do Estado e tem uma capacidade de 5 bilhões de metros cúbicos de água.


Rio Poti

Teresina tem maior risco de alagamentos por ser banhada por dois rios (Poti e Parnaíba) que passam dentro da cidade. O Poti também aumentou a vazão de água. De quinta para sexta-feira, o rio teve uma vazão recorde de 1.416 metros cúbicos por segundos. Com isso, elevou para 6,12 metros o volume e o limite é de 10 metros na cidade de Prata, no Ceará (local da medição). As chuvas de Cratéus, no Ceará, elevaram as barragens Colinas (Quiterianópolis (CE)), Flor do Campo   (Novo Oriente (CE)) e Carnaubal (Cratéus) e afetando ao aumento de água no Poti.



Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais