Cidadeverde.com

Chesf divulga novas medições nos rios Poti e Parnaíba

Imprimir



A Chesf divulgou novos números sobre as vazões dos rios Parnaíba e Poti. Em Prata do Piauí, o rio Poti tem vazão média de 156m³/s e cota de 2,62 metros ao meio-dia de hoje. E o rio Parnaíba está com 1.189 m³/s com cota de 4,42 metros.

Segundo o gerente Regional de Operação da Chesf, Airton Feitosa, os nove açudes do Ceará que influenciam o Poti, apenas o Colina está sangrando. “Os demais permanecem sem sangrar até o presente momento, quais sejam: Flor do Campo (80,2%), Carnaubal (69,1%), Realejo (75,1%), Barra Velha (69,6%), Jaburu II (61,6%), Cupim (53,6%), Sucesso (65,8%) e o São José III (65,3%)”, destacou.

Ele considera que a vazão do Parnaíba está estabilizada em menos de um metro, até o momento. Airton confirma que continua a tendência de queda das vazões dos rios Gurgueia e Canindé que deságuam no Velho Monge, após a Usina de Boa Esperança.



O reservatório da Usina Boa Esperança no início da tarde de hoje encontra-se com um volume de 90,61% e cuja vazão afluente, com 826 m3/s, de forma estabilizada.

“Porém, diante da previsão meteorológica indicar o arrefecimento da intensidade das chuvas na Bacia do Rio Parnaíba, a vazão defluente do reservatório da Usina Boa Esperança de será reduzida de 1.000 m3/s para 800 m3/s a partir da meia-noite de hoje,  permanecendo até o dia 16/04/2010, quando então faremos uma nova avaliação do cenário do momento vigente”, afirmou Airton Feitosa.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais