Cidadeverde.com

Bebel Martins canta Fátima Castelo Branco em novo cd

Imprimir

Com um repertório de tirar o fôlego, a mais bela voz do médio Parnaíba, Bebel Martins lança hoje, às 20h30, no Palácio da Música o cd “Deusa Mãe”. A obra conta com 11 músicas da cantora, poeta e compositora piauiense Fátima Castelo Branco, numa homenagem tanto ao seu grande trabalho quanto ao símbolo máximo do amor, às mães.

 
O cd “Deusa Mãe” traz a fina flor de Fátima Castelo Branco, acrescido do toque único das interpretações de Bebel Martins. Entre as canções estão músicas como “Lampejo”, “Teu coração ainda é meu”, “Como se fosse para sempre” e “Nosso amor” e outras pérolas. 


“Deusa Mãe” tem produção de Marleide Lins e co-produção de Cláudia Simone e foi concebido dessa aglutinação de vários talentos. É uma obra na medida certa para a época, lançada no mês das mães, onde Bebel Martins, do alto dos seus 60 anos, festeja três coisas fundamentais na sua vida: o cantar, o talento de uma amiga querida e o dom da maternidade.    
 


Um pouco mais de Bebel Martins 
 

Bebel Martins nasceu em Água Branca, interior do Piauí com o nome de Ana Izabel de Oliveira Martins. Na adolescência foi crooner da banda Os Metralhas, onde conheceu um dos mais conceituados guitarristas daquela época: Assis Davis, que hoje empresta seu nome para um dos palcos do Piauí Pop.

Cantou na Tendinha do Hotel Nacional, em Brasília. Naquela época, no auge de sua carreira, com convites pra gravar no Rio de Janeiro, teve que abrir mão de tudo e voltar a Teresina para lutar pela guarda de suas filhas, não podia abrir mão de ser mãe, e cantando criou as duas filhas, também, cantoras: Cláudia Simone e Netinha Piauí.


Recebeu o título da Mais Bela Voz do Médio Parnaíba/1969. Nas décadas de 70 e 80 viajou por algumas capitais nordestinas onde se apresentou em diversas casas de shows e churrascarias. Na década de 90 conheceu o tecladista e arranjador Edílson Freire e com ele cantava os clássicos da Bossa Nova e MPB, durante 8 anos de parceria musical. Gravou uma faixa no CD “Pedindo um Tom”, de Fátima Castelo Branco, e no CD “Seresteiros de Teresina”, produzido por Anderson Nóbrega/2009. 
 

Parou de cantar durante um longo tempo. Para vê-la nos palcos, sua filha Cláudia Simone, também cantora e produtora, passou a criar Espetáculos Musicais para que ela estrelasse, entre eles: Mulheres Plurais, Fados Tropicais, As Divas e Elis Vive, este último idealizado pelo Produtor João Vasconcelos. 
 
 

E um tanto de Fátima Castelo Branco 

 
Fátima Castelo Branco é piauiense de Teresina. É compositora, cantora e poeta. Tornou-se conhecida a partir dos festivais: I Canta Nordeste/Rede Globo, 1993, com a música “Teu Traquejo”, interpretada por Miriam Eduardo; III Canta Nordeste/Rede Globo, 1995, com “Discreto de Doer” por Rosinha Amorim. Em 1999 venceu o I Festival da Canção Popular Timonense, com “Chorando um Chorinho”, na voz da cantora Rosana Siqueira.
 

Em Brasília participou da coletânea Prêmio SESC de Música-Tom Jobim / 2007, com a música "Olhar de ninguém" interpretada pelo mineiro Leonel Laterza. Conquistou em 2008, no Festival Cantos do Piauí/FUNDAC, o 3° lugar com a música "Uma mulher", interpretada por Myra Castro Lima e com arranjos do maestro Linhares; participou do Projeto Canta Piauí, produzido pela TV Assembléia e a cantora Cláudia Simone, gravando o DVD "Por aí Brasis".


Em 2001, a artista lançou o Cd e songbook "Pedindo um tom", produzido por Marleide Lins. Durante os anos de 2005 e 2006, Fátima estudou canto popular, chorinho e composição, na Escola de Choro Rafael Rabelo e EMB - Escola de Música de Brasília.
 

Em 2008 gravou o Cd "Bem Brasis", também produzido por Marleide Lins, que contou com arranjos de Jorjão Carvalho, músico e arranjador de grandes nomes da música popular brasileira, como Belchior, Sivuca, Ney Matogrosso e outros. 
 

Por duas vezes participou do Projeto Seis e Meia levando o que há de melhor na música piauiense. A sua primeira participação foi em 2004, na abertura do show da cantora Jane Duboc. Em novembro de 2009, Fátima Castelo Branco encerrou com chave de ouro o referido Projeto, com a cantora Mônica Salmaso.
 

Suas composições foram gravadas por vários intérpretes da música piauiense: Cláudia Simone, Jô Ribeiro, Soraya Castelo Branco, Conceição Farias, Irecê Santana, Dandinha, Zé Marques, Tony França, Bete Moreno, Vavá Ribeiro e Bebel Martins.
 

O lançamento do cd “Deusa Mãe” vai acontecer nesta quinta-feira, a partir das 20h30, no Palácio da Música. Vale a pena conferir!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais