Cidadeverde.com

Juiz condena ex-deputado Homero Castello Branco por estelionato

Imprimir
O juiz Marcelo Carvalho Cavalcante Oliveira, da 3ª Vara Federal, condenou o ex-deputado estadual Homero Ferreira Castello Branco Neto a dois anos e seis meses de prisão por estelionato, pena convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de prestação pecuniária de R$ 10 mil em favor de entidade de cunho social. O caso envolvia um "laranja" usado pelo parlamentar e lotado em seu gabinete na Assembleia Legislativa, sem que o mesmo soubesse disso. 

Foto: Assis Fernandes/Jornal O Dia

O crime foi denunciado pelo procurador Carlos Eduardo de Oliveira Vasconcelos, do Ministério Público Federal em Brasília, pois na época o réu tinha foro privilegiado. A denúncia apontou que o então parlamentar omitiu da declaração do imposto de renda valores recebidos em uma conta da Caixa Econômica Federal enquanto era procurador de uma terceira pessoa. Esta teria sido nomeada para o gabinete do deputado, mas a mesma sequer sabia de sua nomeação. 
 
O ex-deputado teria aberto, por meio de procuração, uma conta-salário no banco em nome do "funcionário", e a movimentou com frequência. O próprio Homero Castello Branco teria reconhecido em juízo que fez saques na conta da pessoa sem procuração, porque a mesma estava doente. A vítima, no entanto, negou. 

Para o juiz, ficou constatado que o homem usado como "laranja" jamais trabalhou na Assembleia, nem autorizou a abertura da conta pelo deputado e sequer tinha conhecimento de sua nomeação para o gabinete. Em depoimento, a vítima declarou ter procurado o parlamentar em 1968 para pedir que fosse colocado à disposição do Poder Legislativo, e deixou cópia de seus documentos com o deputado. 

O MPF também pediu a condenação do parlamentar por falsificação de documentos, mas Homero Castello Branco foi absolvido por falta de provas.  

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais