Cidadeverde.com

Diretor da UFPI lança nota de repúdio contra protesto de alunos

Em nota divulgada no site da Universidade Federal do Piauí - UFPI -, o diretor do campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, José Duarte Baluz, manifestou repúdio ao protesto de estudantes realizado no dia 7 de junho, durante visita do reitor Luís Júnior para inauguração do restaurante universitário. Os alunos de enfermagem chegaram a denunciar agressão por parte de seguranças do reitor.


Veja a nota

NOTA DE REPÚDIO

A Direção do Campus Ministro Reis Velloso não poderia deixar de manifestar seu repúdio a forma desrespeitosa por meio da qual uma parcela pequena de estudantes do Campus apresentou reivindicações que poderiam ter sido encaminhadas à Direção do Campus ou mesmo à Administração Superior da UFPI, sem que perturbassem a ordem na solenidade de inauguração do Restaurante Universitário, haja vista, a presença  de autoridades constituídas como o Magnífico Reitor e o Senador da Republica Mão Santa, na segunda-feira, 07 de junho.

Estes alunos que participaram do ato tem olhos para ver que no Campus de Parnaíba tudo tem mudado, de modo significativo, para melhor, desde que o Magnífico Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Junior assumiu a Reitoria e a missão de expandir os limites da Universidade Federal do Piauí nos campi do interior.

Tudo aquilo que foi sonhado por nossos antecessores durante trinta e cinco anos será realizado em cinco, pois instalou-se no campus um canteiro de obras que não ficarão inacabadas.

È preciso entender que nossa necessidade de recursos humanos e materiais é quase três vezes maior que no passado e que por isso falhas pontuais podem ocorrer em alguns projetos ou obras, como já ocorridos atrasos por ações judiciais.

Temos 7 novos cursos de graduação funcionando plenamente e na maioria deles os alunos estão satisfeitos.

Assim sendo, Magnífico Reitor, sei que Parnaíba não o decepcionou nem decepcionará, pois esta cidade o reconheceu oficialmente como parnaibano, suas autoridades públicas o reverenciam e parnaibanos doam terras para a UFPI poder avançar em seus projetos futuros.

Resta celebrar as conquistas recentes que tanto incomodam os insatisfeitos, tais como:

Incremento de mais de 200% no corpo docente, passando de 50 para 155 ( sendo 88% mestres e doutores );
Incremento de mais de 100% nos servidores técnico-administrativo, passando de 23 para 59 ( sendo 54% de nível superior );
Incremento de mais de 300% no corpo discente, passando de 850 para quase 3.750 alunos matriculados no período 2010.1;
7 (sete) cursos novos de graduação: Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas, Turismo, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia e Matemática.
Incremento na oferta do vestibular de 270%, passando de 255, em 2006, para 955 no PSIU/ENEM, 2009;
A Biblioteca Setorial conta com acervo total de 20.262 exemplares e 5.000 títulos, representando um incremento de 15.052 exemplares e 4.286 títulos;
Laboratórios implantados e em fase de conclusão: Informática (04), Bioquímica, Botânica, Ecologia, limnologia, Microscopia, Zoologia, Anatomia, Tecnologia do Pescado, Histologia, Microbiologia, Fisiologia, Genética e Biologia, Parasitologia, Células e Moléculas. Clinica Escola: de Fisioterapia, Psicologia e Turismo. BIOTEC (Grupo de Pesquisas em Biodiversidade e Biotecnologia);
Construção de 22 novas salas de aula e recuperação das 16 já existentes;

Veículos novos adquiridos pela Administração Superior e locados no Campus:
01 Ônibus
01 VAN
01 Caminhonete S-10
01 Moto
01 Caminhonete Toyota ( Doada pelo IBAMA )

Reformas:
Da Biblioteca Setorial
Do Auditório
Da Quadra Poliesportiva
Da Residência Universitária
De 16 salas de aula

Obras:
BLOCO  13  =  15 Salas de Professores
BLOCO  17  =  15 Salas para Departamentos, Coordenações e Chefias de Curso
BLOCO  14  =  11 salas para os Centros Acadêmicos  (CAs)  e  DA
BLOCO  15  = Espaço para alocar: Cantina, Xerox, Vigilância e Almoxarifado
PISCINA E BANHEIROS para o Curso de Fisioterapia
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, com capacidade para 5.000 refeições/dia

Pesquisa:
Através do BIOTEC ( Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia ) foram aprovados  14 Projetos, no valor de R$ 1.147..400,00.
17 Professores e 25 Alunos desenvolvem Projetos de INICIAÇÃO CIENTIFICA, com recurso da UFPI e CNPq.

Magnífico Reitor, nosso destino é o sucesso!

Prof. José Duarte Baluz
Diretor do CMRV

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais