Cidadeverde.com

Prefeituras receberão 1º FPM de janeiro com base no Censo 2010

Imprimir

O computador de mão está imprimindo um ritmo mais ágil ao censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Censo 2010, que começou neste domingo, vai começar a ser digulgado já no final de novembro. A nova tecnologia vai permitir que o repasse da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios, que acontece no dia 10 de janeiro de 2011, já será com base nos novos números.


O número de habitantes de um município é o principal critério para este repasse. E a agilidade do órgão é motivo de comemoração para prefeitos. Segundo o coordenador do IBGE do Piauí, Pedro Soares Silva, no dia 27 de novembro serão divulgados o número de habitantes e a quantidade de mulheres e homens em cada município.


Este ano, o IBGE colocou 3.253 recenseadores para coletarem dados em todos os municípios do Piauí. Os dados serão enviados pela internet ou via satélite, em alguns casos, por criptografia.


Na noite de sábado, em solenidade com o secretariado, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, lembrou aos secretários a importância do censo para a capital. No último censo, o então prefeito Sílvio Mendes contestou o número de habitantes calculado pelo IBGE. Sílvio pediu revisão dos dados alegando que Teresina havia sido prejudicada com o repasse do FPM, maior estimado na época pelo gestor.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais