Cidadeverde.com

Ônibus da capital terão sistema contra fraude e serão rastreados

Até o final deste ano toda a frota de ônibus coletivo de Teresina contará com um sistema de controle de fraudes de benefícios. O programa pretende combater o uso inadequado de carteiras de estudante e gratuidade. Um teste realizado com o equipamento revelou que 14% dos usuários do transporte coletivo de Teresina entregam seus cartões a terceiros.


Fotos: Liana Paiva/CidadeVerde.com



O equipamento, instalado dentro de cada veículo, é capaz de detectar através de fotografias o uso inadequado dos benefícios. “Ao fazer o cadastro para o passe estudantil ou passe livre registramos os dados do usuário e tiramos foto. Se uma pessoa passar na catraca com o cartão de terceiro registramos a passagem e comparamos com a imagem presente no cadastro”, explica o diretor administrativo do Setut, Luís Mauro Cordeiro.



A comprovação da fraude acarreta em penalidades para o passageiro que possui o benefício podendo chegar até ao bloqueio do cartão pelo período de um ano. A implantação do novo sistema inicia no final deste mês e deve ser concluída em três meses.



Rastreamento 
Outra novidade para o transporte coletivo de Teresina é o rastreamento dos veículos via GPS. Problemas com congestionamento, desvio de frota, acidentes de trânsito, falhas mecânicas ou até mesmo execesso de velocidade poderão ser resolvidos com maior agilidade.



“Em cada garagem haverá um centro de controle operacional, onde serão monitorados cada veículo. Qualquer problema detectado já poderemos atuar no sentido de minimizar o tempo de espera dos passageiros que aguardam um ônibus”, disse Luís Mauro.



Os sistemas de controle de fraudes e rastreamento de GPS serão implantados simultanemanente a partir do final do mês de agosto e em três meses devem estar em pleno funcionamento. Outras capitais como Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre também estão aderindo a novidade.


Liana Paiva (direto de Brasília/DF)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais