Cidadeverde.com

Paciente renal denuncia mal atendimento no Hospital de Urgências

Imprimir
Ozias Lima, presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Piauí, denunciou ao Cidadeverde.com más condições para atendimento no Hospital de Urgência de Teresina - HUT -, no que diz respeito aos que são assistidos pela entidade. Ele diz ter sido vítima ontem (18) de falta de estrutura, e promete levar o caso a promotores do Ministério Público. O HUT contesta, e diz que o paciente foi até lá reclamando de dores no peito.


O professor informou ter passado mal à noite, quando a clínica de terapia renal onde faz tratamento já havia fechado. O atendimento deveria ocorrer no HUT, que seria o hospital de referência para pacientes crônicos. Osias Lima disse que ao chegar encontrou apenas um médico contratado para atender no plantão da madrugada, e a máquina de hemodiálise não estava funcionando. Além disso, segundo o presidente da associação, não havia enfermeiro ou médico especializado para cuidar de pacientes renais. 

Outros problemas são relatados pelo presidente da Associação. Ozias Lima precisou de uma bolsa de glicose, que o hospital, segundo ele, não possuia, e foi necessário buscar outra em sua casa. Além disso, teria faltado ambulância para transferí-lo ao centro de terapia renal.

"Pessoas que chegarem em estado grave com deficiência renal no HUT podem chegar à morte, porque não há equipamentos e nem técnicos especializados", completou Ozias Lima, que promete levar o caso ao Ministério Público. 

Contestação
O HUT informou ao Cidadeverde.com que Ozias de Sousa Lima deu entrada no hospital às 5h45min de quarta-feira se queixando de dor no peito, e fez exames para diagnosticar qual problema teria. Sobre as questões relacionadas a pacientes renais, o hospital contestou todas as informações fornecidas pelo presidente da associação, e disse que o Hospital Getúlio Vargas é o responsável por urgência e emergência em tais casos.

Veja a nota abaixo.

Diante da reclamação feita pelo paciente Osias de Sousa Lima, a direção do Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha informa que o referido paciente deu entrada no hospital dia 18 (quarta-feira) às 05h45min se queixando de dor no peito. O paciente realizou vários exames como Rx de Torax e Ultrasom de abdômen total. Em relação às reclamações feitas pelo paciente, o HUT esclarece que: a máquina de hemodiálise se encontra em manutenção e que só é utilizada nos pacientes internados no HUT considerados pacientes renais agudo e não crônico. Quanto ao profissional de saúde o HUT dispõe de um nefrologista, 24 horas, sendo que durante a madrugada o mesmo fica de sobreaviso para qualquer chamado. Para as ampolas de glicose o HUT possui permanentemente grandes quantidades no estoque por ser considerada uma medicação de uso freqüente, principalmente para os casos destinados a esta casa de saúde. De acordo com os relatórios da farmácia o HUT possui hoje mais de duas mil ampolas de glicose nas dosagens de 50% e 25%. Para finalizar, a direção do HUT esclarece também que de acordo com contrato firmado na última reunião com todas as clínicas nefrológicas e o CGSUS as transferências de pacientes nefrológicos são de inteira responsabilidade das clínicas de origem dos mesmos. Sem mais para o momento a direção do HUT se coloca a inteira disposição da imprensa e da população para quaisquer esclarecimentos. Reiteramos nosso compromisso em continuar atendendo nosso povo com profissionais especializados de plantão 24 horas.

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais