Cidadeverde.com

Luz para Todos: MPF/PI decide arquivar caso da Operação Navalha

Imprimir
O Ministério Público Federal no Piauí arquivou procedimento que apurava fraude no programa Luz para Todos, que cuida da universalização do acesso a energia elétrica. Investigação da Polícia Federal, a operação Navalha havia flagrado uma funcionária da construtora Gautama usando a entrada privativa do Ministério das Minas e Energia supostamente para pagar proprina. 

Segundo o jornal Folha de São Paulo do último sábado (23), Valter Cardeal, diretor da Eletrobras, e Silas Roudeau, que substituiu a agora candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) no Ministério das Minas e Energia, estão entre os denunciados pela Procuradoria Geral da República por formação de quadrilha e gestõa fraudulenta. Outras 12 pessoas também foram investigadas por participação.

O Superior Tribunal de Justiça, pensanto em acelerar as condenações, desmebrou a ação antes de aceitar a denúncia. O Ministério Público deveria confirmar as acusações para dar seguimento ao processo. No entanto, o procurador Leonardo Carvalho Oliveira sugeriu o arquivamento no último junho, o que foi homologado na semana passada. Ele alegou que o Tribunal de Contas da União havia acatado as justificativas apresentadas pelos investigados. 

Leonardo Oliveira não quis falar com a Folha de São Paulo sobre o caso. O Ministério Público Federal no Piauí informou que não há outro procedimento interno relativo ao Luz Para Todos, construtora Gautama ou operação Navalha.

A ministra Eliana Calmon, do STJ, lamentou o arquivamento. "Eram fatos graves que mereciam, pelo menos, serem investigados em mais profundidade. O fato do TCU ter aprovado as contas não tem nada a ver. Não havia condição da empresa [Gautama] ganhar licitação, foi direcionada", disse ao jornal.

Valter Cardeal não quis comentar a decisão. Ele sempre negou participação no suposto esquema. Não localizado, Silas Rondeaus sempre negou envolvimento em desvio de verbas.

Com informações da Folha de São Paulo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais