Cidadeverde.com

Teresina ganhará novos caminhões de lixo dia 15 de novembro

Imprimir

A cidade de Teresina ganhará uma nova frota de caminhões de coleta de lixo no dia 15 de novembro. Serão 15 novos caminhões, além de outros já adquiridos pela empresa responsável pela coleta da capital. A notícia foi dada pelo prefeito Elmano Férrer durante reunião realizada no Palácio da Cidade para a apresentação de uma nova proposta de reciclagem e tratamento do lixo domiciliar da cidade.


Desta vez a proposta foi apresentada pela empresa Qualix, que se propõe a instalar em Teresina uma usina de tratamento do lixo com a geração de energia. A proposta é idêntica ao projeto que a empresa já está instalando na cidade de Recife, em Pernambuco.





Vários secretários municipais e dirigentes de órgãos da Prefeitura de Teresina acompanharam a apresentação da proposta da Qualix. A proposta adéqua a Prefeitura de Teresina à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige o tratamento do lixo para evitar a poluição do meio ambiente.


O projeto “Teresina Energia” propõe a instalação de uma usina de tratamento do lixo que pode produzir cerca de 12 megawats de energia elétrica. Com a usina, a Prefeitura terá condições de reduzir significativamente a despesa com o lixo, atualmente orçada em R$ 3,5 milhões mensais.


Conforme o diretor da empresa, Marcel Gelpi, além de produzir energia elétrica, a usina tem condições de fornecer energia a vapor para indústrias, gás e adubo orgânico. O projeto para Teresina está avaliado em R$ 100 milhões, custeados pela própria empresa.


O prefeito Elmano Férrer explicou que a nova proposta é interessante por se tratar de um projeto real que já está sendo implantado em outra capital do Nordeste. Ele disse que Teresina precisa se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos que exige o tratamento do lixo e proíbe a construção de novos aterros sanitários.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais