Cidadeverde.com

Professores descobrem nova espécie de aranha na Serra das Confusões

Imprimir

Os professores Leonardo Sousa Carvalho e Paulo Roberto Ramalho Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com zoólogos de outras instituições, descobriram e descreveram uma nova espécie de aracnídeo, grupo a que pertencem as aranhas, os escorpiões, os ácaros e os carrapatos, dentre outros.



A nova espécie, que é conhecida como Mummucia ibirapemussu Carvalho, Candiani, Bonaldo, Suesdek & Silva, 2010 (nome em tupi que faz referência às grandes quelíceras que este animal possui e utiliza para matar suas presas), foi coletada em expedições realizadas entre 2005 e 2007 ao Parque Nacional da Serra das Confusões.

O animal é pertencente à ordem Solifugae, que não possui nomes populares em português, sendo conhecida internacionalmente como "sun spiders" ("aranhas solares"). Estes aracnídeos são animais predadores, sem veneno, de porte pequeno (espécies brasileiras alcançam até 1,5 cm) e corredores muito rápidos, que habitam a serapilheira ou o solo.

A nova espécie é a primeira a ser descrita para o Estado do Piauí e, até o presente momento, é uma espécie endêmica do Parque Nacional da Serra das Confusões, sendo conhecida apenas por cerca de 20 indivíduos.

A expedição contou com o financiamento do Programa de Pesquisas em Biodiversidade do Semi-Árido, sob coordenação dos professoras Janete Diane Nogueira Paranhos e Paulo Ramalho.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais