Cidadeverde.com

Em 20 dias, Bombeiros atenderam 14 ocorrências de queda de árvores

Em apenas 20 dias, 14 árvores caíram em Teresina e o Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer a remoção dos destroços. Em muitas dessas ocorrências há prejuízo ao patrimônio da população, como a queda de um flamboyant centenário no centro de Teresina ontem. A Árvore caiu sobre vários veículos.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

A vereadora Teresa Brito (PV) disse hoje em debate no Jornal do Piauí, que é necessário a Prefeitura realizar a catalogação de todas as árvores em via pública de Teresina. “Muitas dessas árvores estão doentes para que se evite outras quedas e prejuízos. Vou propor já amanhã na Câmara que seja criada a lei do Disk Árvore”, disse a parlamentar.


Ela destacou que as arvores em ruas e avenidas de Teresina são patrimônio da cidade. “E como tal, devem ser acompanhadas pelo poder público para saber se estão sadias”, frisou.

O ambientalista Francisco soares observou que muitas das arvores plantadas em vias públicas são inadequadas, como o ipê e a acácia, pois são espécies que crescem muito.



Sobre os transplatios realizados na arborização mais recente na capital, Francisco Soares e Teresa Brito pontuaram que não há comprovação que árvores transplantadas tenham garantia de desenvolvimento sadio.



“A árvore transplantada é como um órgão humano, pode não haver a adaptação e a planta morrer”, disse soares.

O coronel Manoel santos, do Corpo de Bombeiros, disse que em caso de queda de árvores a SDU da área afetada é o órgão mais competente para ser chamado. “Em algumas ocorrências que somos chamados, quando a queda envolve a rede de fiação elétrica, precisamos do apoio da Eletrobrás”, contou.

Teresa Brito chamou a atenção para o fato de que o dever de realizar a manutenção da poda de árvores que atingem a fiação de energia elétrica é da Eletrobrás.

Adriana Cláutenes Lemos (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais