Cidadeverde.com

Detentos da Colônia Major César dramatizam Alto de Natal

Imprimir


Orientados pelas professoras do projeto Educando para a Liberdade, cerca de 20 internos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, portadores de transtorno mental, encenaram nesta quinta-feira (16), o “Alto de Natal”. A dramatização marca a comemoração natalina no Hospital Penitenciário Dr. Valter Alencar.


O estabelecimento funciona ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, que abriga pouco mais de 300 internos cumprindo pena em regime semiaberto.


Os apenados com transtorno mental são atendidos pelo projeto Inclusão Social. O projeto promove atividades sócioeducativas aos internos e oferece aulas de acordo com o calendário escolar da Secretaria Estadual de Educação.


Para encenar o Alto de Natal, os apenados participaram de ensaios coordenados pelas professoras Cleudia,  Joana Edna e Carmem Dolores. Eles também ajudaram a confeccionar as roupas usadas na apresentação. Após a dramatização, foi feita a mensagem natalina aos detentos, aos agentes penitenciários e servidores administrativos do Hospital Penitenciário e do Núcleo de Atendimento Psicossocial da Secretaria da Justiça.


A manhã natalina teve ainda amigo oculto e lanche coletivo servido pela direção do Hospital Penitenciário. Ao falar da programação do Natal nos presídios, a secretária da Justiça, Cleia Maia, disse que a confraternização natalina é uma ação importante no processo de ressocialização dos detentos. “O Natal é um período importante para reforçar os laços de amizade e de confraternização entre as pessoas”, enfatiza Cleia Maia.


Da Redação

[email protected]


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais